Eleições internas do PT em Parauapebas

Continua depois da publicidade

As eleições internas do PT em Parauapebas deverão acontecer no próximo 22 de novembro. Foram três os candidatos inscritos que concorrerão à presidência do partido em Parauapebas.

Leônidas Mendes – Articulação de Esquerda – AE

Francisco Diniz – Independentes

Nilson Souza – Campo Majoritário

Chapas

A Articulação de Esquerda apresentou duas Chapas: O Sol Nascerá Vermelho e Esperança Vermelha, sendo que os Independentes apresentaram a Chapa Opção Democrática Socialista e o Campo Majoritário apresentou a Chapa Construindo o Socialismo.

O processo

A eleição interna do Partido dos Trabalhadores são precedidas de debates entre os candidatos e chapas. Esse processo democrático é conhecido como PED – Processo de Eleições Diretas, e consiste em promover o amplo debate entre os candidatos e chapas junto à militância filiada do partido na tentativa de expor ao máximo os candidatos para que na hora de votar o filiado faça a escolha baseado no que cada candidato apresentou no PED para assim ser o escolhido.

A movimentação interna dentro do PT em época de eleições internas é algo bacana de se ver. As articulações das chapas, as escolhas dos candidatos, os temas a serem debatidos, horários e locais, tudo é minuciosamente preparado para que ocorra o mais democraticamente possível.

Campanha

Este fim de semana encontrei um dos observadores do do PT para o PED em Parauapebas. É, tem até observador. Tudo para que a lisura democrática seja amplamente praticada. O cidadão a que me referia é Pere Petit, historiador catalão formado na Universidade de Barcelona e mestre em História da América Contemporânea pela Universidade Central da Venezuela, é doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo e professor do departamento de História da Universidade Federal do Pará. É representante da esquerda democrática petista no Estado do Pará e um dos líderes da esquerda, juntamente com Fabio Pessoa. Veio colaborar e articular o projeto que pretende levar Leônidas Mendes à presidência do partido em Parauapebas.Pere Petit é ainda autor do livro “Esperança Equilibrista: A trajetória do PT no Pará.

Fotos: Confiscadas no Blog do Wanterlor Bandeira a quem desde já agradeço