As eleições internas do PT em Parauapebas deverão acontecer no próximo 22 de novembro. Foram três os candidatos inscritos que concorrerão à presidência do partido em Parauapebas.
Leônidas Mendes – Articulação de Esquerda – AE
Francisco Diniz – Independentes
Nilson Souza – Campo Majoritário
Chapas
A Articulação de Esquerda apresentou duas Chapas: O Sol Nascerá Vermelho e Esperança Vermelha, sendo que os Independentes apresentaram a Chapa Opção Democrática Socialista e o Campo Majoritário apresentou a Chapa Construindo o Socialismo.
O processo
A eleição interna do Partido dos Trabalhadores são precedidas de debates entre os candidatos e chapas. Esse processo democrático é conhecido como PED – Processo de Eleições Diretas, e consiste em promover o amplo debate entre os candidatos e chapas junto à militância filiada do partido na tentativa de expor ao máximo os candidatos para que na hora de votar o filiado faça a escolha baseado no que cada candidato apresentou no PED para assim ser o escolhido.
A movimentação interna dentro do PT em época de eleições internas é algo bacana de se ver. As articulações das chapas, as escolhas dos candidatos, os temas a serem debatidos, horários e locais, tudo é minuciosamente preparado para que ocorra o mais democraticamente possível.
Campanha
Este fim de semana encontrei um dos observadores do do PT para o PED em Parauapebas. É, tem até observador. Tudo para que a lisura democrática seja amplamente praticada. O cidadão a que me referia é Pere Petit, historiador catalão formado na Universidade de Barcelona e mestre em História da América Contemporânea pela Universidade Central da Venezuela, é doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo e professor do departamento de História da Universidade Federal do Pará. É representante da esquerda democrática petista no Estado do Pará e um dos líderes da esquerda, juntamente com Fabio Pessoa. Veio colaborar e articular o projeto que pretende levar Leônidas Mendes à presidência do partido em Parauapebas.Pere Petit é ainda autor do livro “Esperança Equilibrista: A trajetória do PT no Pará.
Fotos: Confiscadas no Blog do Wanterlor Bandeira a quem desde já agradeço
1 comentário em “Eleições internas do PT em Parauapebas”
Valeu, Zé Dudu
Articulação de Esquerda é 10, no PT