Após a grande repercussão da reportagem do Correio de Carajás (veja aqui) que traz a professora Juliana de Souza como uma das cotadas para assumir a combalida Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Parauapebas, o Blog do Zé Dudu puxou o currículo e os feitos dessa educadora, que sempre foi notícia positiva quando secretária no município entre os anos de 2013 e 2015.
Juliana é graduada em Filosofia, em Educação Religiosa e em Língua Portuguesa, e está concluindo o curso de graduação em Direito, tendo sido aprovada de primeira no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É especialista em Avaliação e Currículo pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e já passou por importantes entidades socioeducativas locais, como o Conselho Municipal de Educação (Comepa) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap), dos quais foi presidente, e é uma das fundadoras da Apae e da Sorri Parauapebas.
Professora concursada do município e da rede estadual de ensino, Juliana passou por diversas funções em uma escola: professora alfabetizadora, professora de ensino médio, coordenadora pedagógica e diretora. Atualmente, ela é técnica de inspeção e documentação escolar da Semed. Casada e mãe de três filhos talentosos, ela é reconhecida por sua vasta experiência na rede municipal e em causas transversais.
Legado de gestão
Os maiores legados educacionais na rede pública municipal de ensino de Parauapebas, do ponto de vista da proficiência na aprendizagem, foram deixados pelos ex-secretários Raimundo Neto e Juliana de Souza.
Foi com Neto, em 2017, que os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental tiveram o melhor rendimento médio em português e matemática, após ter recebido números excelentes cravados por Juliana em 2015. E foi com ela, Juliana, em 2015, que os alunos concluintes do ensino fundamental ingressavam o ensino médio com a mais alta performance já medida pelo Ministério da Educação (MEC) em Parauapebas.
A apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, vale lembrar, é fruto de um contexto de preparação de dois anos antes, que teve Juliana como comandante da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Quando deixou a pasta, ela entregou a educação com as seguintes notas médias de proficiência de aprendizagem:
— em 2015:
- 214,18 em matemática e 204,79 em português (anos iniciais do ensino fundamental)
- 249,78 em matemática e 249,89 em português (anos finais do ensino fundamental)
Para comparar com o cenário atual, as notas são:
— em 2024:
- 200,89 em matemática e 194,16 em português (anos iniciais do ensino fundamental)
- 239,04 em matemática e 248,28 em português (anos finais do ensino fundamental)
De acordo com especialistas em educação, os alunos de Parauapebas “desaprenderam” no comparativo com 2015, quando o ideal seria que eles tivessem ficado “mais sabidos”. E a culpa não é dos alunos, mas do sistema que, ao longo dos anos, faliu ao não ofertar a eles condições adequadas de ensino e aprendizagem.
Gestão premiada
Quando secretária, Juliana tinha menos da metade do orçamento da educação de hoje (em 2014, por exemplo, foram R$ 259,8 milhões) para cuidar da mesma quantidade de alunos de agora, cerca de 49 mil. Ainda assim, ela conseguiu operar milagres, como bater as metas de Ideb projetadas pelo MEC tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais. Foi, aliás, a última vez em que o Ideb de Parauapebas conseguiu acompanhar as médias previstas. E foi com Juliana que o Ideb local dos anos iniciais apresentou o maior aumento em relação à meta do MEC, de quase 1 ponto de diferença.
Naquela época, por exemplo, para resolver as demandas do transporte escolar — que nem de longe era um “nó cego” como hoje —, a então secretária efetuou a compra de 105 ônibus escolares, que, por falta de manutenção, acabaram abandonados e virando sucata na gestão seguinte à da dela.
Nos tempos de Juliana, a merenda era sempre licitada com antecedência, e o cardápio era considerado o mais diversificado. O investimento para fazer a merenda chegar a todos os alunos, sem corte no fornecimento, era, inclusive, quase três vezes menor que atualmente.
Por causa da qualidade da merenda e dos indicadores de educação alcançados, a gestão de Juliana conquistou um prêmio “Palma de Ouro” e dois “Gestor Nota 10”, igualando-se a Raimundo Neto em prêmios de expressão nacional. A gestão dela também favoreceu, em 2015, para que uma merendeira da rede municipal desenvolvesse a melhor merenda da Região Norte (arroz com cuxá), em concurso nacional promovido pelo MEC.
Desejos possíveis
Juliana também levou Parauapebas a ter o nome cravado no prestigiado Anuário MultiCidades, por investimentos em educação. E, com ela e Raimundo Neto, o Ideb municipal teve a menor distância em relação à nota de Sobral. Além de tudo isso, ao deixar a Semed, Juliana entregou uma educação que investia 31,94% de seus impostos exclusivamente em educação, percentual histórico e muito acima da previsão da Constituição (25%) e da própria Lei Orgânica do Município (27%).
Com uma realidade muito diferente de dez anos atrás, a comunidade escolar de Parauapebas ainda conserva sonhos: ter transporte escolar funcionando (10 mil alunos dependem dele), merenda de qualidade e ininterrupta (13 mil crianças carentes têm na merenda a principal refeição do dia), ter mais creches (a demanda reprimida por vagas passa de 4 mil) e voltar a ter orgulho de ostentar índices de aprendizagem que estiveram entre os melhores da Região Norte. Os bons ventos parecem estar a caminho.
21 comentários em “Em 2015, educação de Parauapebas chegou aos mais altos indicadores de proficiência”
Verdade, Andrew. A professora Juliana conhece a educação e é a mais preparada entre os nomes que circulam por aí. Basta o prefeito eleito ter discernimento.
Excelente matéria, parabéns por identificar ponto a ponto dos feitos desta grande gestora. Juliana sem duvidas nenhuma foi a melhor secretária de educação que este município já teve e sem dúvidas, se o prefeito eleito lhe der condições e autonomia fará praticamente o impossível para tirar a Semed do caos. Nossos professores precisam e principalmente nossos alunos de uma secretária competente, com idéias inovadoras, que conheça da máquina pública, que ame o que faz e que tenha acima de tudo amor pela educação e pelas crianças. @juliana, com certeza é o nome!
Segundo o jornalista alderir a Francis vai ser anunciada secretária.
Minha senhora, mais respeito com a classe dos jornalistas! Aquilo é um analfabeto funcional que escreve besteiras e devaneios tolos que só quem não tem o que fazer lê e, pior, acredita. No mínimo, ele é da mesma panelinha da Francis. E queimava o AG. Que Deus proteja Parauapebas dessa turma!
A juliana é sim um bom nome , tanto pelo curriculo de serviços prestados a este municipio quanto porque é honesta e competente . Mas honestamente não acredito que ela será indicada a pasta pelo Aurelio assim como a Francis também não porque Francis está muito enferrujada e porque não é bem vista entre os educadores mais contemporâneos . Fracis é da velha guarda , saiu dos holofotes sem muito legado , envelheceu . O próprio grupo dela envelheceu . Porém acredito que é o vereador Moratória quem vai tirar o nome do secretário de educação da cartola , é claro que por baixo dos panos , pra Aurélio continuar arrotando que quem nomeia secretário é ele . Na verdade parece que estamos caminhando pra o fundo do poço nessa próxima gestão sem dar um passo sequer . Que Deus dê sanidade e ilumine o nosso prefeito !!
Tem que ficar de olha na secretaria de cultura também, pois a surtadinha deu uma de Aurélio e deu certo, muitos que eram Rafael estão hoje nesta secretaria. A surtadinha vai deixar o Aurélio mais doido ainda, aquela sim é doida de verdade, doida por dindindin
Aquilo é uma erva daninha, alpinista social do carai… outra Carol tirada da miseria… Peba vei que não aprende a lição!
Aurélio Goiano, venceu as eleições verbalizando que seu governo não seria igual aos anteriores. Acredito que ele não vai pisar na bola. Muito trabalho e dedicação ao AG.
Ele não ressuscitando a múmia da Francis ( como falam por ai ) ta tudo certo … professora ultrapassada , fora do cenario … foi secretária em parauapebas no tempo q o diabo era moleque … se nomear vai ser a mesma coisa q colocar um play station 5 nas mãos de uma idosa confinada num asilo … ñ vai usar nem saber o q fazer e ainda vai quebrar … Aurelio é doido, mas a gente espera q nem tanto!!!!
Misericórdia dessa Franci!!!!! Sangue, fogo e labareda!!!!! A conta é simples : quem olha pra Fanci enxerga a Amparo = quem olha pra Ciza enxerga a Nelda!!!!!! A SEMED não pode se transformar num castelo de bruxas!!!!!! Fora Franci!!!!! Já basta que o marionete Leal Mentirinha e a crente safada Eliene quebrou a educação!!!!! Gente educação é coisa séria!!!!!!
Faltou citar do grupo dela uma certa professora que foi fazer um tal “doutorado” na Argentina e de quem os professores não gostam muito. Essa certa professora, de quem os professores não gostam muito, é esposa de um certo professor metido a blogueiro e motivo de piada por escrever pior que um aluno do ensino fundamental menor. Esse certo professor metido a blogueiro vivia falando mal do Aurélio e soltando fake news. Abre o olho com esse ninho de cobras, Aurélio Goiano!
leal. o maior mentiroso do peba. pergunta pro povo da garaje quem e ele e a essa veriadora falsa crente. !!!
Tudo muito lindo e maravilhoso mas eu conto ou tu conta Zé Dudu, que a gestão foi marcado por corrupção generalizada, visita da PF e prisões, entre ela a da premiada secretaria.
A prisão foi injusta. E isso também foi noticiado. Só você quem não viu, Cadelinha Moraes.
A Juliana está anos luz na frente dos potenciais candidatos a Semed…. o resto é conversa fiada.!!!
Bora, boara!! Professora Juliana e Professor Raimundo Neto foram e serão sempre os maiores nomes da educação deste município!!
Tem meu respeito e admiração, professora Juliana e uma profissional preparada para arrumar a Semed. Tem meu apoio
Infelismente o que deveria ser feito
E para muitos seria o óbvio a se fazer é impedido pela politicagen muito atraso por falta de compromisso, espero que o novo prefeito tenha discernimento e principalmente coragem para o grande desafio que irá enfrentar. sorte a todos os escolhidos para essa grande missão.
Isso mesmo professora Juliana , queremos você de volta de onde nunca deviam ter tirado injustamanente ! Agora a justiça q vem do Altíssimo está sendo feita !
Muito boa lembrança dos anos em que a educação funcionava neste município!
Parabéns professora Juliana!!! Que venham novos tempos pra nossa educação tao escangalhada nas mãos dos que são os verdadeiros ladrões!!!