Em Belém, vantagem para Normando; em Santarém, empate técnico entre os finalistas

Pará pode repetir o feito do primeiro turno de apuração mais rápida entre as capitais
Zé Maria Tapajós (MDB) e vereador JK do Povão (PL), na disputa pela prefeitura de Santarém; na capital Belém, a disputa afunilou e será entre o o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) e o também deputado, só que estadual, Igor Normando (MDB)

Continua depois da publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) pode repetir o feito do primeiro turno das eleições municipais deste ano, de apuração mais rápida entre as capitais do país. A estimativa é de que, até as 18h, os eleitores de Belém já saibam quem venceu a disputa entre Igor Normando (MDB) e o deputado Delegado Éder Mauro (PL). 

Já em Santarém, o resultado pode ser conhecido às 19h deste domingo (27), na disputa mais acirrada dos últimos pleitos. As pesquisas apontam empate técnico entre os candidatos, o vereador JK do Povão (PL) e Zé Maria Tapajós (MDB).

O resultado é aguardado com grande expectativa pelo principal eleitor do estado, o governador Helder Barbalho (MDB), que está escabreado com algumas derrotas no primeiro turno, tais como Marabá e Parauapebas, ambas no sudeste do Pará.

Para garantir a vitória, o governador se empenhou pessoalmente nesse segundo turno. O esforço está rendendo, segundo a pesquisa Quaest do último sábado (26), que apontou 51% para Normando e 41% para Éder Mauro. É o melhor resultado até agora na capital Belém – joia da coroa, maior colégio eleitoral do Pará, e sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

O incumbente estadual quer afastar qualquer sombra que atrapalhe seus planos, como um prefeito de oposição, que é o que representa a candidatura do seu opositor, deputado Delegado Éder Mauro.

As alianças e adesões decorrentes após a contagem dos votos das urnas ainda no primeiro turno foram bem articuladas, o que fortaleceu a candidatura do primo do governador, deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Cidadania, Igor Normando, também beneficiado por uma menor rejeição do eleitorado belenense.

Santarém

Na Pérola do Tapajós, terceiro maior colégio eleitoral do Pará, no entanto, a possibilidade de mais uma derrota do governador está apontada na última pesquisa do Instituto Doxa, publicada na noite do último sábado. A disputa ficou entre JK do Povão e Zé Maria Tapajós, e os dois candidatos chegaram tecnicamente empatados na véspera da votação.

JK pontua com 44,7%, enquanto Zé Maria tem 42,9%. O índice de pessoas que não declararam seu voto é alto: 10,2%. Outros 2,2% pretendem anular o voto. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral (PA-04830/2024). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A Doxa entrevistou 500 eleitores, de 21 a 25 deste mês.

Caso JK do Povão ganhem em Santarém, já há um culpado por antecipação: a família da ex-prefeita da cidade, Maria do Carmo, que está sendo apontada como “coveira” do PT em toda a região.

Por Val-André Mutran – de Brasília