Muito se ouve falar na crise financeira que assola o Brasil. Não estamos, ainda, em um período de recessão, todavia, se não tomarmos cuidado e criarmos por hábito fazer pequenas economias no nosso cotidiano, ela virá.
Pensando nisso, Eduardo Costa, de 30 anos, um funcionário público do vizinho município de Canaã dos Carajás, preocupado com o recente aumento no preço do gás de cozinha, resolveu propor a um empresário local que comercializa gás, que o mesmo concedesse um desconto para a população. Para tanto, Eduardo propôs ir de porta em porta efetuando um cadastro de futuros clientes, desde que o empresário comercializasse o botijão de gás GLP de 13 Kg, que estava sendo vendido a R$ 72,00 a unidade pelo preço de R$ 67,00.
Tendo o ok do empresário, Eduardo usou seu tempo disponível e, em menos de um mês de campanha, já cadastrou 480 novos clientes para o empresário, que viu sua carteira de clientes cadastrados saltar de seiscentos para mil e oitenta e oito clientes.
O jovem Eduardo Costa, que é natural de Tucuruí-PA e reside em Canaã desde 2009, contou à nossa reportagem que sua mobilização em favor de sua comunidade se deu “pelo fato de perceber como o dinheiro está cada vez mais escasso e que, em negociação com o proprietário do estabelecimento, o mesmo se mostrou rapidamente favorável a reduzir sua margem de lucro em relação a comercialização dos botijões de gás, ganhando o empresário, que fatura mais, e a população carente, que economiza um pouco mais em uma época tão difícil”, conta.
A atitude de Eduardo Costa mostra que a solidariedade não é feita apenas com caridade e assistencialismo. Ações como esta mostra claramente que as pessoas podem prover transformações, desde que se mobilizem. Por hora são apenas cinco reais a mais no bolso do comprador, mas, se a moda pega, quem sabe o açougueiro, o leiteiro, o padeiro, o empresariado em geral, consegue diminuir sua margem de lucro e passe a adotar também essa corrente onde todos ganharão!