Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Em Canaã, mulheres participam de palestra sobre prevenção ao câncer

No Dia Internacional da Mulher, parceria entre a Agência Canaã e o Hospital 5 de Outubro promove debate sobre a importância dos cuidados relativos à saúde feminina. Na ocasião, uma consulta ginecológica foi sorteada para as presentes
Continua depois da publicidade

Várias comemorações e homenagens em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, aconteceram em Canaã. Em empresas particulares, órgãos públicos e redes sociais as homenagens, ao longo de todo o dia, foram comuns e diversas. Em parceria com o Hospital 5 de Outubro, a Agência Canaã promoveu um Dia da Mulher voltado à saúde feminina. No início da tarde desta quinta-feira (8), a Agência abriu suas portas e recebeu um bom número de mulheres interessadas em ouvir mais sobre a prevenção a alguns tipos de câncer.

Antes da palestra começar, quem esteve presente pôde aproveitar o momento ao som de uma boa música ao vivo. Uma dupla presenteou as homenageadas com algumas canções gospel e arrancou aplausos da animada plateia. De acordo com dados registrados no final de 2017, o Pará liderava os índices de câncer de colo do útero na região norte do Brasil. Uma pesquisa feita entre 2013 e 2015 pela médica Valéria Pontes analisou mais de 700 pacientes com este tipo de câncer. Segundo os números, 68% das mulheres diagnosticadas com a doença não tinham conhecimento sobre exames preventivos.

Palestrante da tarde, o médico especialista Ronaldo Urdangarin falou sobre o conteúdo da sua apresentação: “Hoje é o dia da mulher e nada melhor do que aproveitar essa data especial para poder passar algumas informações sobre alguns cuidados que algumas mulheres já têm e devem continuar tendo em relação ao câncer de colo e ao câncer de mama. Essa é uma oportunidade de se mostrar alguns novos dados e dados antigos que são importantes para que a gente possa traçar uma programação de exames de acordo com cada idade. O que vamos apresentar aqui hoje é basicamente algumas informações para aumentar um pouquinho o interesse em fazer os exames e a prevenção.”

O médico também explicou algumas características das mulheres e falou sobre os casos de câncer em Canaã: “As mulheres têm uma diferença em relação à nós, pois os homens geralmente não têm o costume de fazer a prevenção, procurar um médico. Já as mulheres têm o hábito de procurar o especialista e cuidar melhor da saúde. Atualmente atendo no Hospital 5 de Outubro e temos alguns casos já registrados. Eles são encaminhados para um tratamento maior em outras cidades como Belém e Marabá, já que essas cidades possuem um suporte médico melhor. Mas há casos sim e a prevenção precisa existir para evitar que isso aconteça.”

Graça Reis, diretora da Agência Canaã, falou sobre a palestra: “Esse evento foi um verdadeiro presente que as mulheres de Canaã ganharam do hospital. Eles queriam presentear o público feminino em comemoração ao seu dia e nos procuraram aqui na Agência. Nós fizemos a mobilização e é um total sucesso de público. Essa é uma palestra muito importante para a prevenção dessas doenças e é uma iniciativa realmente muito boa. Isso vai nos ajudar a fortalecer e emponderar as mulheres.”

Ao fim da palestra, um lanche foi servido às homenageadas. Vários presentes foram entregues e uma consulta ginecológica completa foi sorteada entre as presentes no local.

Deixe uma resposta