Três pecuaristas de Conceição do Araguaia, atendidos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) darão início, ainda no mês de maio, ao uso da Fertilização in Vitro (FIV) nos rebanhos.
Ontem (6), os pequenos produtores iniciaram a primeira etapa do programa Leite Araguaia, implementado em 2019 pela Emater, em parceria com a Prefeitura
O proprietário da chácara Sonho Meu, Paulo Sérgio Pereira, foi um dos capacitados pelo órgão e terá serviços especializados como a transferência de embriões e coletas de óvulos, terceirizados por um laboratório particular.
“Começaremos com 10 matrizes por aqui. Nós lutamos para melhorar o rebanho e não tínhamos essa oportunidade. Muita coisa vai mudar”, explica Paulo.
Pela primeira vez, a agricultura familiar do município terá acesso à tecnologia de ponta. “Esse procedimento vai melhorar geneticamente os animais da nossa região, que são considerados animais comuns”, relata Neilton Araújo, Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Conceição do Araguaia.
Segundo ele, o embrião chega com sete dias de vida e é implantado nos receptores. “Os bezerros terão alto valor genético e a produção será expressiva. É muito bom termos essa parceria, para trazer tecnologia de ponta aos pequenos produtores”, esclarece Neilton.
O secretário comenta que, em Conceição do Araguaia 14 pequenos produtores rurais já são atendidos e orientados através do programa Leite Araguaia. “Alguns deles estão abertos à novas tecnologias e de imediato, três pecuaristas se interessaram e tiveram animais disponíveis para iniciar este trabalho”, conclui.