Uma moradora de Ipatinga/MG se formou em Direito aos 97 anos. Chames Salles Rolim fez o curso na Fadipa e recebeu o diploma no no último dia 7. Chamada carinhosamente de Dona Chames pelos amigos, ela conta que pretende auxiliar a sociedade compartilhando o conhecimento adquirido.
“Sei que a minha idade não me dá muito prazo. Por isso, o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. E se eu não souber responder algo, orientar a pessoa a buscar quem saiba”.
Fazer um curso superior sempre foi um sonho de dona Chames, mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia. A família apoiou a empreitada da matriarca da família na faculdade de Direito, sua filha e sua neta, inclusive, entraram na mesma turma e se formaram também em agosto.
“A gente sempre pode aprender, mesmo que seja a conviver melhor com as pessoas“.
Além do conhecimento jurídico, a universitária afirma que levará da graduação as lembranças de cada professor, o carinho recebido e a saudade dos amigos. “Isso ficará pra sempre“.
“O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora. Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz”.
Apaixonada pelo universo de conhecimentos que o Direito lhe abriu, a estudante afirmou que se fosse mais nova, se matricularia no curso outra vez.
“No Direito, há sempre muito a aprender. Esses cinco anos foram maravilhosos”.
De acordo com reportagem da TV local, às 7h30, dona Chames Salles Rolim estava dentro da sala de aula e era uma das primeiras a chegar. “Dizem que eu sou a estudante mais velha do mundo, mas me considero apenas mais uma na sala de aula“. (Migalhas)
1 comentário em “Em Ipatinga-MG, idosa se forma em Direito aos 97 anos”
Boa noite! Por acaso estava fuçando,e me deparei com esta extraordinária notícia! Fiquei simplesmente encantada com a coragem e determinação dessa senhora! Parabenizo-á,pela sua perseverança e fé de tornar realidade um sonho lindo! Eu tenho vontade de retomar os estudos,e meu sonho é me formar em medicina! Achava que com 60 anos, estou velha para estudar! Mas diante desse quadro eu acho que ainda posso. Só falta um pouquinho de atitude da minha parte. Um bjs à todos e a ela que me passou uma grande experiência de vida!