Em Marabá, Governo do Pará entrega Policlínica/Natea Carajás e deve atender 17 municípios da região

Unidade deve realizar, por ano, mais de meio milhão de atendimentos. O evento contou com a presença do governador e vice-governadora que ainda visitaram as obras do Hospital Materno-Infantil

Continua depois da publicidade

O Governo do Pará segue com seu trabalho de investir e modernizar a saúde pública por todo o Estado, levando qualidade de vida e esperança aos paraenses. Em uma manhã marcada por celebrações, a cidade de Marabá, no sudeste paraense, recebeu neste sábado (5), um presente especial em seu aniversário de 112 anos: a entrega da Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon. O evento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hanna Ghassan. Na ocasião, a vice-governadora recebeu o título de cidadã marabaense.

Eles também visitaram as obras de construção do Hospital Materno-Infantil na cidade, que já atingiu a marca de 46% de conclusão das obras. Na oportunidade, o governador anunciou que o equipamento será inaugurado em 2026, nos 113 anos do município. 

 Investimentos

 A Poli Marabá vai oferecer, por ano, cerca de 575 mil serviços à população da Região de Interação Carajás, que deve alcançar 17 municípios.  Além disso, a unidade garantirá a assistência em mais de 30 especialidades médicas e não médicas e gerará mais de 220 postos de empregos diretos e indiretos.

“Hoje nós temos o privilégio de abrir as portas da Policlínica de Marabá, uma estratégia de saúde no atendimento clínico, exames, consultas, com especialidades médicas que acelerarão o acesso a esses serviços para a cidade de Marabá, mas também para toda a região sudeste. Estamos falando de um equipamento que traz mais de 30 especialidades médicas, além do que há de mais moderno no diagnóstico de imagem, com equipamentos de ressonância, tomografia, mamografia e densitometria óssea. Portanto, temos todos os equipamentos necessários para viabilizar as consultas e, de imediato, gerar o diagnóstico e fazer o tratamento”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O chefe do executivo paraense também destacou que a estrutura ofertará a média de 10 mil atendimentos ao mês, tanto nas especialidades quanto do Natea. Além disso, a unidade contará com 34 mil exames.

Descentralização

“Nós já temos outras Policlínicas em funcionamento, como no Sudeste, em Tucuruí; no Nordeste, em Capanema e Bragança e na Metropolitana de Belém, na capital. Estamos também construindo em outras regiões, como na cidade de Santarém, que será inaugurado ainda esse semestre, além da construção das de Altamira e Breves, no Marajó. Com isso chegaremos a ter Policlínicas em todas as regiões do Pará, que estão necessitando da transferência de pacientes que necessitam do diagnóstico clínico para regiões distantes do local de moradia”.

O governador também agradeceu o empenho das Secretarias de Obra e de Saúde Pública (Sedop e Sespa), além da presença dos deputados, vereadores e prefeitos presentes.

“A partir de segunda-feira já estaremos em funcionamento. Ontem a vice-governadora esteve visitando o Programa Por Todas Elas, e essas mulheres serão direcionadas para a Policlínica. Quero cumprimentar os profissionais de saúde, ao prefeito de Marabá Toni Cunha. Este espaço deve dialogar com as demandas das Prefeituras da região, para poder através da Regulação, encaminhar as pessoas da porta de entrada das unidades básicas, para darmos continuidade ao tratamento e ao diagnóstico. É importante todos saberem que Marabá ganha o que há de maior excelência no atendimento clínico e de diagnóstico em saúde de todo o Brasil chega ao município de Marabá”, concluiu.

“Estamos muito felizes em entregar mais um importante equipamento para os moradores de Marabá no dia do aniversário de 112 anos da cidade. A entrega da Policlínica reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população paraense”, destaca a vice-governadora do Pará, Hana Gahassan.

Natea Carajás

Expectativa

A nova unidade de saúde promete transformar a realidade do atendimento médico, garantindo acesso facilitado a consultas especializadas e exames. E esse, é o anseio de Erivane Cavalcante, 60 anos.  Moradora de Marabá, ela está contando os dias para ser atendida na unidade. “Sempre passava em frente durante a construção. O prédio ficou lindo. Não vejo a hora de aproveitar tudo o que ele vai oferecer”, comemorou.

 Já para Patrícia de Jesus, 41 anos, a chegada do espaço é de extrema importância para quem não tem condições se deslocar para outra cidade procurar atendimento. “Esse local vai ajudar muita gente, incluindo a minha família. Contar com esses serviços perto de casa, com qualidade e facilidade de acesso, é maravilhoso. Uma realização”, afirmou.

A médica marabaense Rebecah Felizardo, 24 anos, também comemorou a inauguração. Ela destaca a importância da obra para a comunidade que tanto necessita de assistência. “É um momento histórico para Marabá e região, ver um espaço como esse sendo inaugurado renova minha motivação enquanto profissional da saúde. Espero, no futuro, ter a oportunidade de trabalhar aqui e contribuir para oferecer atendimento de qualidade à população”, adiantou.

A Policlínica Carajás promete revolucionar os serviços de saúde na região com mais de 575 mil atendimentos anuais. Entre eles, estão previstos mais de 90 mil consultas médicas, 19 mil atendimentos multiprofissionais, 408 mil exames laboratoriais e de imagem, além de 4.700 procedimentos cirúrgicos e a entrega de aparelhos auditivos para 360 pacientes. Além disso, o Natea contribuirá com mais de 52 mil atendimentos anuais dentro deste total, com 11.400 consultas e mais de 41 mil assistenciais multiprofissionais.

 “São números históricos na saúde pública de Carajás. Estamos falando de mais de meio milhão de atendimentos anuais. São médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, diversos profissionais da saúde que estão empenhados em levar para a população melhor qualidade de vida. Aos 112 anos de Marabá, o Governo do Pará faz com que um anseio da população se torne uma realidade, presenteando não apenas a cidade mais toda a região com esse equipamento ímpar”, destacou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública.

 O secretário adjunto Sipriano Ferraz fez questão de ressaltar a importância da unidade para a região. “Os 112 anos de Marabá marca um momento histórico não apenas para o município como para toda uma região que ansiava por melhorias na saúde pública. Com a entrega da Poli Natea Carajás, a população ganha 30 especialidades médicas, além do Natea que fomenta o respeito e a inclusão”, frisou.

SERVIÇO

 A unidade oferecerá mais de 30 especialidades médicas, entre elas estão alergologia adulto e pediátrica, anestesiologia, cardiologia geral, pediátrica e pré-operatória rápida, dermatologia, endocrinologia geral e pediátrica, gastroenterologia geral e proctologia.

A Poli Carajás contará, também, com consultas de pediatria, ginecologia, hematologia geral e pediátrica, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia geral e pediátrica, neurologia clínica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia psiquiatria, reumatologia e urologia.

Policlínica

“A Policlínica/Natea conta com um espaço moderno, com diversas especialidades médicas e exames. A população poderá acessar aos serviços por meio da regulação do município, sendo encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde”, explicou Joabe Lopes, diretor-executivo da Policlínica Carajás.

 Serão oferecidos também procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, exames de análises clínicas e imagens como ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, entre outros.

Natea

O Núcleo de Atenção aos Transtornos do Espectro Autista (Natea) vai proporcionar às crianças, jovens, adultos, um atendimento especializado em neuropediatria, pediatria, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, assistência social e pedagogia. Os pacientes terão acesso a sessões multiprofissionais que incluem atividades que promovem o desenvolvimento e qualidade de vida.

“Entregamos o sexto Natea do estado aqui na região de Carajás, um importante avanço na promoção de atendimento especializado para pessoas com autismo. Este novo espaço foi planejado para oferecer um suporte abrangente e qualificado, com capacidade para atender, em média, 300 pessoas por mês”, enfatizou Neyelle Lacerda, coordenadora da coordenação estadual de políticas para o autismo.

Abrangência

A unidade atenderá a população de 17 municípios da região de Carajás: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

(Agência Pará –  Texto: Roberta Paraense e Ederson Oliveira)

plugins premium WordPress