O setor rural do Pará começa a utilizar, a partir do mês de março, o “cartão do produtor”, um dispositivo único de identificação, com uma única plataforma, que recebe a base de dados completa sobre o desempenho de cada propriedade no Estado. O consultor Décio Coutinho, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), explica que a entidade disponibilizará ao usuário uma rede de terminais espalhados no estado inteiro, cobrindo todos os municípios e estabelecimentos comerciais, sindicatos rurais, e nas associações de produtores.
Recentemente, houve uma reunião na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) para discutir sobre o novo sistema que inclui essa plataforma de gestão agropecuária, composta pela Prodepa, empresa do Estado de processamento de dados e Agência de Defesa Agropecuária (Adepará); Secretaria de Meio Ambiente (Sema); Secretaria da Agricultura (Sagri); Instituto de Terras do Pará (Iterpa); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria da Fazenda (Sefa).
Durante o encontro, os organismos fizeram um acordo operacional, um protocolo de cooperação técnica, cujo objetivo é oferecer treinamento para a utilização desse novo sistema do cartão, aprovado pelo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A CNA fechou com a Suíte Plus, empresa que interligará todos os sistemas das secretarias e agências de defesa para ter um banco de dados único, e por meio das máquinas, facilitar ao produtor a emissão de documentos fiscais, cadastro ambiental, regularização fundiária.
O cartão terá armazenado todos os dados do proprietário e da propriedade. “Essa nova modificação envolve uma série de entidades, em que o cartão do produtor não vai servir apenas para a emissão da GTA”, diz o presidente da Faepa, Carlos Xavier. A Adepará já tem seu sistema, o Siapec, podendo recepcionar todas as informações de diversas áreas, depois, distribuir os dados para cada secretaria. “Agora não vai ser só o trabalho da Adepará com a Federação da Agricultura, agora vai ser nacional e os seis primeiros estados a emitir foram definidos: Pará, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás. O cronograma foi decidido, a partir de março, estaremos com esse novo sistema do cartão do produtor”, ressalta o diretor geral da Adepará, Mário Moreira.
Texto: Andréa Ferreira – Adepará
3 comentários em “Em março propriedades rurais do Pará terão o “cartão do produtor””
discordo dessa mostra competitiva, um absurdo, isso só tinha que ser coisa de tal de Raiana, que esta Mamando nas tetas do governo valmir.em vez de esta fazendo politica a favor da juventude, esta assumindo coisa que pertence a cultura.
Fora Raiana e sua equipe de incompetente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tudo em ano de eleição alguem procura fazer o maior barulho, pois o que se entende e qualquer pessoa que tenha um pouco de noção pode entender é que a comprovação de virgindade é simplesmente para evitar um outro exame ginecologico, pelo amor de Deus pra que tantos questionamentos.
AJUDE A DIVULGAR
É BOM CONHECER UM POUCO DA JUSTIÇA:
É BOM VERIFICAR AS DENUNCIAS DO DR. ABBOUDLAHDO NO YOU TUBE SOBRE A JUSTIÇA NO BRASIL
http://youtu.be/2iiYgdZOipw
http://youtu.be/GbNAtPRd5Qk
http://youtu.be/nOKbfFFg23M
estes são alguns vídeos que fez sobre invasão de terras no ms pelo poder judiciario
SOU JORNALISTA FOTOGRAFICO E TAMBÉM DIRIGI O FILME DE LONGA METRAGEM INTITULADO PARALELOS TRAGICOS