A associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), realizou importante reunião na manhã desta sexta-feira (5) no auditório da Prefeitura, quando na oportunidade, representantes da mineradora Vale e vários sindicatos e empresas discutiram sobre as manifestações que ocorrem com frequência na Portaria de Acesso à Carajás.
De acordo com o presidente da ACIP, Oriovaldo Mateus não dá mais para admitir essas manifestações que prejudicam toda a cidade. “Não estamos aqui questionando o direito das pessoas se manifestarem em busca de suas reivindicações, o que não pode ser mais admitido é que todos saem prejudicados quando se interdita a portaria de acesso à Carajás, até porque existem meios de fazer manifestação sem prejudicar a cidade inteira”, enfoca o presidente.
Por sua vez, o Procurador Geral do Município de Parauapebas, Mário Brasil, afirmou que o objetivo é fortalecer os Sindicatos para que a intenção de não se interditar mais a portaria de acesso à Carajás chegue aos funcionários das empresas e comunidade em geral, “afinal, quando se interdita a portaria, praticamente todo o município é penalizado”, destaca Mário Brasil.
Presente na reunião, o prefeito de Parauapebas Valmir Mariano (PSD), afirmou que as manifestações na portaria da Vale trazem vários transtornos à população de modo geral. “A interdição da portaria não é o melhor caminho, afinal a cidade toda acaba sofrendo”.
João Carlos, representante da Mineradora Vale disse que é preciso que as empresas se unam mais para se fortalecerem e evitarem que por qualquer motivo se faça uma manifestação e interdite a portaria. “Se nós que representamos empresas não sentarmos mais e estreitarmos mais o laço com os sindicatos será difícil entrar em um acordo”, afirmou João Carlos.
De acordo com a diretoria da ACIP que esteve presente em massa na reunião, esse foi o primeiro passo. Na próxima semana haverá outra reunião com empresários, representantes da prefeitura, Vale e sindicatos para dar continuidade no assunto de interesse à comunidade.
Fonte: ACIP
12 comentários em “Em Parauapebas, ACIP e Prefeitura buscam soluções contra manifestações na Portaria de Acesso à Carajás”
Direito à manifestação é um direito constitucional, infelizmente, os poderosos da burguesia (ACIP, VALE, etc) incomodados com um direito dos operários por melhores condições de trabalho, salário, entre outros, se reúnem, de forma não pública para “encontrar uma saída”. Ridículos!!
Ex ferroviário não significa ser ex empregado da Vale !
Fica aqui o recado !
Pedro
Ferrovia não tem só na Vale para seu conhecimento tem no AMAPÁ , na Mineracao Rio do Norte aqui má região norte também . Não comente aquilo que não sabe fica feio !
Você esta muito incomodado comigo !
Desculpe!
Sou cidadão e respeito a ignorância dos outros!
Aprendi no berço !
quando é vitimado um trabalhador não vejo a sociedade se manifestar , dias desses ouve três mortes de trabalhadores a vale não dá a mínima para a sociedade.
As vezes percebo que as pessoas entram aqui para desabafar. Condenar e falar um monte de besteira. Esse ex-ferroviário é um exemplo. O cara mamou, teve todos os benefícios que uma empresa pode dar aos seus funcionários e agora só escereve “M” e cospe no prato que comeu…
As pessoas devem ter maior conhecimento do que escrevem. Devem ser coerentes!!!
Fica o recado!!!!
Que os cidadãos de PARAUAPEBAS – REFLITAM !
Não si sintam fragos e oprimidos pelas entidades de classe e agentes públicos manipulados pela VALE!
Vitória: Acredite que é possivel e vá firme em frente
Para alcançar a vitória é preciso, antes de tudo, acreditar nela!
A Vitória da Vida
(por Bastos Tigre)
Pobre de ti se pensas ser vencido!
Tua derrota é caso decidido.
Queres vencer, mas como em ti não crês,
Tua descrença esmaga-te de vez.
Se imaginas perder, perdido estás.
Quem não confia em si, marcha pra trás;
A força que te impele para a frente
É a decisão firmada em tua mente.
Muita empresa esboroa-se em fracasso
Inda muito antes do primeiro passo;
Muito covarde tem capitulado
Antes de haver a luta começado;
Pensa em grande, e os teus feitos crescerão;
Pensa em pequeno, e irás depressa ao chão;
O querer é o poder arquipotente.
É a decisão firmada em tua mente.
Fraco é aquele que fraco se imagina;
Olha ao alto o que ao alto se destina;
A confiança em si mesmo é a trajetória
Que leva aos altos cimos da Vitória.
Nem sempre o que mais corre a meta alcança,
Nem mais longe o mais forte o disco lança,
Mas o que, certo em si, vai firme e em frente,
Com a decisão firmada em sua mente.Pobre de ti se pensas ser vencido!
Tua derrota é caso decidido.
Queres vencer, mas como em ti não crês,
Tua descrença esmaga-te de vez.
Se imaginas perder, perdido estás.
Quem não confia em si, marcha pra trás;
A força que te impele para a frente
É a decisão firmada em tua mente.
Muita empresa esboroa-se em fracasso
Inda muito antes do primeiro passo;
Muito covarde tem capitulado
Antes de haver a luta começado;
Pensa em grande, e os teus feitos crescerão;
pensa em pequeno, e irás depressa ao chão;
O querer é o poder arquipotente.
É a decisão firmada em tua mente.
Fraco é aquele que fraco se imagina;
Olha ao alto o que ao alto se destina;
A confiança em si mesmo é a trajetória
Que leva aos altos cimos da Vitória.
Nem sempre o que mais corre a meta alcança,
Nem mais longe o mais forte o disco lança,
Mas o que, certo em si, vai firme e em frente,
Com a decisão firmada em sua mente.
Manuel Bastos Tigre (Recife, 12 de março de 1882 — Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1957) foi um bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e destacado publicitário brasileiro. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, o dia do bibliotecário foi instituído em 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional no dia 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre.
Enquanto a Vale continjar quebrando empresas e nao fiscalizando o lado social das empresas isso vai continuar, a Vale so tem interesse no lucro por isso so fiscaliza suas “medicoes” o resto é resto.
A ideia de implantar a 2ª portaria para o complexo minerador de carajás é de suma importancia e a VALE deveria assumir esta responsabilidade praticando o que prega na midia!
Pessoas em 1º lugar ! Segurança no trabalho !
Pois bem o trajeto faz parte desta regra de ouro ou é apenas falazia?
Vamos colocar em pratica o que pregamos a população de PARAUAPEBAS e toda sociedade já cansou de chorar pela suas vitimas e ouvido da VALE que é mais uma fatalidade !
Com tantos engenheiros brilhantes que passaram por ali por cima eles cabem que é impossível mitigar o risco da subida da serra com o crescimo do volume de produção das minas de carajás é uma questão de logística , tempo e movimento quanto mais produção mais recurso consumido mais recurso empregado no sistema produtivo , mais insumo necessário para manter as instalações e equipamentos passando pelo mesmo caminho a 30 anos ,isto é uma questão de fisica o fluxo aumenta mas a via de suprimento mantem inalterada , oque acontece são altos risco de acidentes , maiopor exposição de pessoas a acidentes fatais e tambem chamados de fatalidade .
Chega ! São pais de familias sendo expostos todo o dia ! São jovem com futuros promissores tendo suas vidas seifadas as custas de uma falta de ação gerencial e ou projeto de nova portaria para desafogar o trafego na entrada da flona sem falar do município que tem apenas uma entrada e uma saída imposta pela floresta nacional e agora cercada pelo RFSP – Ramal Ferroviário Sudeste do Para.
Este debate deve ser patrocinado por todos agentes publicos que fazem parte da sociedade de PARAUAPEBAS.
Chega de falta de compromissos com as pessoas , chega de reuniões onde soluções inteligentes munca aparecem sempre a mesma coisa vamos fazer uma campana a população tem que ter bom censo não pode isto ,não pode aquilo , mas a vale e seus brilhantes gestores podem omitir seus projetos de interresse público porque os agentes publicos até então não foram convincentes de transformar os anseios da socirdade em projetos concretos para a melhoria da qualidade de vida da população , são usados sindicatos fracos ,que mais olham para umbigo em detrimento da classe trabalhadora e as associações de classe como ACIP tambem tem sua responsabilidade e é omissa preferi defender a VALE e suas estratégias rasteiras frentes as mazelas do município.
O município quer ações concretas politicas publicas eficazes !
Chega de muita reunião,conferência e assembleias a população de PARAUAPEBAS não aguenta mais esperar por mudança, o transito na unica via de acesso( PA 275) ao complexo de carajás esta insuportável , o município vai se tornar um caos se providências urgente não forem tomadas!Basta acordar 4 horas da manhã e observar a alvorada da cidade.
Convocamos a todos para refletir sobre os destimos de PARAUAPEBAS e todos nós queremos um futuro melhor para ´nossos filhos e este é o unico discurso serio sobre SUSTENTABILIDADE e AÇÔES DE CIDADANIA !
Vamos mudar a portaria industrial para garantir segurança no acesso ao complexo minerados de carajás !
Depois não lamentar mais mortes na duvidada serra !
As pessoas estão em primeiro lugar !
Ou NÃO !
Esta na hora de colocar em pratica o discurso !
Os trabalhadores agradecem !
Esta associação que manipulada pela VALE ao invés de engajar na luta da classe trabalhadora que garante seus lucros realiza mobilização não para defender os interesses da VALE ,
Sugestão ao sr Mateus !
Favor engajar na luta por uma PARAUAPEBAS melhor !
Mudança da portaria corrente da PA 275 para o acesso pela estrada do Salobo urgente segregando transporte de pessoas , veículos leve e transporte de equipamentos , maquinas e insumos para o complexo minerados .
ACIPA tem que engajar essa luta !
Isto resolvi de vez o caos no transito do município !
Patrocine a sugestão e a sociedade agradecera !
Uma parte do problema é que a exploradora Vale joga o fornecedor contra as cordas e do outro lado a grande massa de empregados pressiona.
Tem empresa pagando mais pra não ser penalizada e a exploradora Vale se nega a ajudar.
Se é bom pro Pará, é bom para a exploradora Vale.
Se é bom para a exploradora Vale, não importam os outros!
verdade