Por Fábio Relvas
Aproximadamente 2.500 fiéis caminharam pelas ruas de Parauapebas, no final da tarde de terça-feira (20), em homenagem a São Sebastião, o padroeiro da cidade. A procissão saiu logo depois das 18h, da igreja São Raimundo, na rua Belém, bairro Primavera, até chegar a rua D, na Paróquia, que fica na Praça Mahatma Gandhi, totalizando dois quilômetros de percurso.
Nas ruas às milhares de pessoas paravam para agradecer ao santo pela graça alcançada e outras caminhavam e cantavam cânticos católicos em homenagem ao santo, com velas nas mãos pedindo benção e paz para a cidade. “É muito gratificante este momento de homenagear um santo muito puro, que se sacrificou por Jesus. Gosto de ascender à vela para fazer a homenagem junto com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Não idolatramos a imagem e sim o que ela nos representa”, disse Leda Maria, devota.
As homenagens a São Sebastião começaram há 30 anos, mas em nível de paróquia este foi o décimo quinto ano de festejos. Desde o dia 11 janeiro, os católicos da cidade vêm realizando festividades ao santo. “É gratificante para o povo de fé. É importante manifestar em procissão toda a devoção pelo santo e que a fé permaneça viva pela cidade”, declarou Adão Lopes, devoto e missionário da paróquia.
Após a chegada da imagem na Paróquia de São Sebastião, os fiéis que estavam na procissão e outros que aguardavam ansiosos, participaram de todo a programação. Uma missa foi celebrada no final dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. “Dever cumprido, já que a gente espera o ano todo por esta realização de fé. Ficamos felizes pela a população de Parauapebas ter entendido a mensagem e ter acompanhado todo o traslado com muita fé”, afirmou Patrick Fernandes, Padre da Paróquia de São Sebastião, e que participou da celebração da missa.