Em Parauapebas, mais de 11 mil estudantes farão o Enem nesse fim de semana

Continua depois da publicidade

enemNeste sábado, 24, e domingo, 25, serão aplicadas em todo o Brasil as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 7,7 milhões de inscritos estão em contagem regressiva para a prova que garante acesso à educação superior no país.

Em Parauapebas, 11.332 estudantes se inscreveram para o Enem 2015, número inferior aos 14.980 do ano passado. Daniell Santos, 16 anos, aluno do 3º ano da Escola Marluce Massariol, irá realizar a prova pela primeira vez este ano, além de nervoso, se diz preocupado com seu rendimento. “Tivemos um período de greve e percebemos que existem muitos assuntos que ainda não vimos por causa desse atraso”, reclama.

Ana Francisca, diretora da escola onde Daniell estuda, faz algumas recomendações aos estudantes. “O correto é ter uma alimentação leve e uma boa noite de sono. Levar água e uma barra de cereal sempre ajuda. E principalmente estar atento ao local da prova e horário de fechamento dos portões, que onde moramos, acontecerá uma hora antes, às 12 horas”, explica.

A coordenadora Municipal do Enem, Francisca Lira, afirma que as estruturas de algumas escolas não são adequadas para a realização do teste. “Em 2014, na Escola Carlos Drummond, muita gente reclamou do calor nas salas e do odor de esgoto. Tivemos até casos de estudantes que passaram mal e desmaiaram”, disse.

A coordenadora informou ainda que houve apenas uma mudança de local em Parauapebas. Devido a um erro nos cartões, os alunos que deveriam fazer as provas na Palmares II, deverão agora ir para a escola do Bairro Palmares Sul.