O prefeito Valmir Mariano empossou, na manhã desta sexta-feira (9), 93 novos servidores aprovados no último concurso para professor do município, realizado em abril de 2014. Educadores das áreas de Pedagogia, Educação Física e Ciências receberam o Termo de Posse das mãos do gestor de Parauapebas e outras autoridades.
Na cerimônia, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo, a secretária de Educação, Juliana de Souza, fez questão de dar boas vindas aos novos profissionais e ressaltou o comprometimento da atual gestão com a melhoria contínua da qualidade de ensino/aprendizagem. “Crescemos muito, mas temos o compromisso de aumentar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] em 30% até o ano de 2017”, afirmou.
Mais de 5 mil candidatos se inscreveram no concurso para as áreas de Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Ciências, História, Geografia, Artes, Religião e Inglês. Desde setembro do ano passado, a Prefeitura vem convocando os aprovados para tomarem posse de seus cargos. Este foi o terceiro grupo a ser chamado.
Um desses aprovados é Vanderley Lima da Silva, professor de Educação Física, que já mora há dois anos no município, mas que sempre trabalhou em academias em Belém e Parauapebas. Ele elogiou a organização do concurso e da recepção por parte da Prefeitura. “Ficamos um pouco ansiosos para sermos chamados, mas tudo foi muito organizado e sempre fomos bem atendidos aqui por parte da equipe da CTRH [Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos]”, garantiu.
“O processo seletivo usou critérios muito rígidos, mas acredito que isso acabará refletindo na qualidade do ensino”, essa foi a avaliação da pedagoga Irlen Sousa, que já fazia parte do quadro de funcionários da Secretaria de Educação, mas que agora passa a ser servidora efetiva. Feliz com a aprovação, ela conta que veio da capital paraense há quatro anos, mas já se considera cidadã parauapebense.
Em seu discurso, Valmir Mariano parabenizou os aprovados e afirmou que “educação é a mola que impulsiona o desenvolvimento de um país”. Ele declarou que o “governo municipal tem investido nas estruturas das escolas, nos alunos e educadores”. Tudo isso para que o município seja referência nacional em educação de qualidade.