As duas principais ruas do complexo Liberdade, a Santa Catarina e a Vinícius de Moraes, vão receber serviços de padronização de calçadas em breve. A Secretaria Especial de Governo (Segov) já soltou edital de licitação e espera conferir no próximo dia 10 as propostas das empreiteiras interessadas em realizar o serviço. No complexo Liberdade residem 15 mil habitantes. As informações são do Blog do Zé Dudu.
Serão 2,82 km de ruas alcançadas, totalizando 5,65 mil metros quadrados de quebra-quebra em passeio e calçada, por meio de execução de sarjeta, assentamento de guia e meio-fio, colocação de piso em ladrilho, entre outras intervenções. O custo estimado pela Segov para a padronização é de R$ 6,598 milhões, mas deve ficar mais em conta para os cofres públicos à medida que as construtoras apresentarem suas propostas.
De acordo com a Prefeitura de Parauapebas, a qualidade de urbanização de uma cidade encontra ponto crucial nas calçadas, que são parâmetro para medir o nível de desenvolvimento urbano. A prefeitura tem razão: as calçadas estão, inclusive, no radar da “Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios”, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando neste momento, com agentes de coleta percorrendo toda a cidade de Parauapebas para verificar a presença e a regularidade de serviços urbanos, entre os quais as calçadas.
“A necessidade da obra se justifica, principalmente, pelas dificuldades que a população de Parauapebas vem enfrentando com a descontinuidade ou inexistência de passeios públicos e a falta de acessibilidade, dificultando a vida das pessoas”, alega o governo municipal, reconhecendo que, quando as calçadas não estão adequadas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida sofrem mais. “Algumas calçadas são impossíveis para um cadeirante transitar, e eles acabam tendo como opção andar pelo meio da rua, disputando espaço com carros e motos. Desse jeito, esses cidadãos ficam vulneráveis a sofrer acidentes”, explica.
Pedido atendido
A autora do primeiro pedido de padronização das calçadas da Santa Catarina e da Vinícius de Moraes é a vereadora Eliene Soares. Três anos atrás, em junho de 2019, a parlamentar fez a Indicação 217/2019 chamando atenção para o fato de que as calçadas padronizadas iriam estimular a população a praticar atividade física, como caminhada, além de melhorar a acessibilidade de pedestres e cadeirantes. À época, ela direcionou a proposição à Secretaria Municipal de Obras (Semob) — até então não existia Segov — e até indicou fonte orçamentária para a ação.
O pleito da vereadora demorou, mas vai sair do papel. “É um orgulho trabalhar em parceria com o Poder Executivo e ver as nossas proposições apreciadas e executadas com tanto carinho pelo nosso prefeito Darci Lermen e por sua equipe de governo”, comemora Eliene, que defende os interesses do bairro desde seu primeiro mandato na Câmara, iniciado em 2013.
Graças à indicação dela, a Rua Santa Catarina terá padronização desde seu início, na ponte que a separa da Rua 10, no União, até o final, no Liberdade 2, totalizando 1,46 km de calçadas, de um lado e de outro. Já a Vinícius de Moraes, que começa na ponte que a separa da Rua 11, no União, também terá obras de padronização até o seu final, no Liberdade 2, perfazendo 1,36 km de passeio novo.
7 comentários em “Em Parauapebas, ruas do Liberdade vão ter calçadas padronizadas”
Lógico quê a indicação é da vereadora Eliene Soares, quê aliás, tem sido a vereadora quê mais apresentou o maior número de projetos aprovados na câmara municipal,de nossa querida parauapebas. Quanto aos outros nomes citados estão todos de parabéns; pois além de apoiarem esta guerreira, cobraram do executivo celeridade na implantação dos projetos. Parabéns a todos (as).
Foi a Eliene sim bando de seca pimenteira!! Veja o site a indicação dela de 2019……. https://sapl.parauapebas.pa.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2019/2088/2088_texto_integral.pdf
Nem eliene e muito menos Leandro, foi um projeto do BRAZ !
Atenção BLOG desenformado: essa indicação é do vereador LEANDRO DO CHIQUITO!!! não tem nada a ver com a vereadora em questão!!!!
O importante e que vai sair, a santa Catarina precisa dessa calçada, já que é uma rua de muito comércio
você é muito sem noção e preguiçoso, custava pesquisar a autoria da indicação para não passar essa vergonha??
Agora o esgoto vai correr na calçada.