Nesta sexta-feira (20), o município de Redenção, por meio da Vigilância Epidemiológica, contabilizou 10 casos suspeitos de COVID-19.
De acordo com Eliana Queiroz Evangelista Ciccone, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, foram enviadas dez amostras de usuários suspeitos, no entanto, até agora, nenhum caso foi confirmado.
A biomédica, coordenadora de vigilância sanitária de Redenção, Fany Kelly Lopes da Silva, informou que o município aguarda os resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA). “Ainda não há previsão de entrega dos resultados, pois a demanda deles é alta”, ressalta.
Conforme a profissional, as pessoas que sentiram os sintomas semelhantes aos do novo vírus procuraram a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde e então, foram orientados sobre como agir.
A idade dos pacientes cujos exames estão sendo investigados varia de 3 a 70 anos e todos estiveram em viagem, para outros Estados e também, para fora do país. “Os pacientes e seus familiares estão em quarentena para que não transmitam, caso o resultado seja positivo, para outras pessoas. Dos dez casos em investigação, apenas um está internado”, explica Eliana.
A profissional recomenda que os moradores do município de Redenção evitem a aglomeração de pessoas. “Pedimos, principalmente, que idosos e crianças fiquem em casa, mesmo que não estejam doentes”.
(Ynaiê Botelho)