Em época de crise econômica é normal o medo e a insegurança estarem presentes. O índice de desemprego aumenta e as taxas de juros também, então bate uma preocupação quando se pensa em investir em uma casa ou apartamento. O setor imobiliário costuma ser um dos mais sólidos para investimentos, visto que imóveis sempre se valorizam com o passar do tempo. Na busca por bons investimentos é sempre muito importante saber analisar com cuidado para não deixar escapar as oportunidades mais vantajosas. Embora haja um certo pessimismo nesse momento, quem pensa a longo prazo pode realizar bons negócios, pois a partir desse pessimismo pode-se surgir uma ótima oportunidade para garantir a tão desejada casa própria. Isso devido a uma diminuição no mercado imobiliário, o que reflete em uma escassez de ofertas futuras e consequentemente, no aumento do valor do imóvel, mas que para quem comprar agora será um ótimo investimento.
Veja a seguir alguns dos motivos que fazem do investimento de imóveis a melhor opção em momentos de crise:
Localização
A localização é um dos pontos- chave, pois esse é um aspecto importante para avaliar a compra de um imóvel em qualquer situação. E não seria em tempos de crise que isso mudaria. Dessa forma, você pode investir em um local que já possui pontos estratégicos, como: pontos comerciais, pontos de ônibus, hospitais e escolas. É de extrema importância também analisar a qualidade dos serviços básicos: iluminação pública, qualidade da água e o saneamento básico. Ao verificar tudo isso as chances de fazer um bom negócio são altas e garante a valorização do imóvel com o passar dos anos, caso você venha querer vender ou alugar.
Vender ou alugar?
A venda é recomendada somente em casos extremos de emergência ou para a quitação de uma dívida. Para os especialistas da área, no momento, entregar as chaves do seu imóvel para um locatário é a melhor opção, pois trata-se de receber valores em meses subsequentes, ou seja, a renda extra que falaremos a seguir.
Renda extra
Agir no mercado imobiliário pode sim ser uma fonte de renda e gerar lucros para quem investe. Isso porque mesmo quando o momento não é benéfico para a venda, alugar pode ser uma ótima opção para quem tem um imóvel parado ou um apartamento para alugar em Salvador, por exemplo, é uma ótima oportunidade para investir. Pois com o investimento na locação, acaba surgindo uma renda adicional, isto é, um dinheiro que você garante como se fosse um salário, mas não depende diretamente de um emprego para assegurá-lo, permitindo ao proprietário cobrir as despesas do imóvel, como reformas e melhorias, e ainda garantir um dinheiro no orçamento para investir em outras aplicações. Ou seja, com qualquer tipo de imóvel é sempre possível obter essa renda extra. Ou você pode optar por deixar por conta de um especialista ou uma imobiliária de confiança caso não entenda sobre o assunto ou não tenha tempo de gerenciar seu negócio, tornando tudo mais fácil e menos preocupante ao alugar ou comprar.
Valorização do imóvel
As medidas que devem ser tomadas contra a crise, podem trazer encorajamentos na redução de juros e taxas para na compra alguns imóveis. Aliás, se você procura parcelar, fazer empréstimos ou financiar, é crucial escolher a melhor maneira para fazer isso. Lembrando que, os juros no qual você pagará na compra, também reduzem seu ganho mesmo com a valorização do imóvel adquirido. É necessário calcular se a valorização do mesmo vai compensar o investimento. Mesmo que o valor dos imóveis possam diminuir nesses momentos de crise, eles sempre se recuperam sucessivamente. Então pense nisso.
Segurança
Utilizar das suas economias para investir em um imóvel em momentos de crise, como essa, é algo mais confiável. Seja para deixar de lado o aluguel ou pensando no bem estar da sua família, é algo bem vantajoso. Diferente do que acontece no mercado de automóveis e outros bens materiais é que esses têm um prazo de vida útil menor comparado ao de um imóvel. O que isso quer dizer? Que mesmo nos piores cenários, como em momentos de crise, o mercado imobiliário sobrevive e permanece intacto.
Preço
Vale a pena investir em imóveis em tempos de crise porque, em geral, o investidor irá comprar por preços mais baixos. Fazendo uma negociação de maneira correta, é cabível adquirir descontos significativos e, assim, aumentar suas economias e gastando menos do que em períodos normais. Isso acontece porque os vendedores, inúmeras vezes, estão precisando vender aquele imóvel, mas a demanda por compra não está em alta ou pode até estar muito abaixo do esperado. Então essa procura reduzida acaba contribuindo para adquirir imóveis por preços mais baixos, ou seja, quando a crise finalmente acabar, esse imóvel irá se valorizar e o preço no mercado imobiliário aumentará fazendo com que você seja beneficiado.
Documentações
Por fim, a documentação necessária é algo muito importante, principalmente em momentos de crise. Saiba que os documentos pessoais são essenciais para seguir em frente com o processo de compra e venda. Não tendo esses documentos em mãos pode atrasar todo o processo de negociação, pois será com eles que você obterá o contrato do imóvel o que comprova a venda ou a compra do mesmo e o valor então negociado sabendo que neste momento é possível adquirir ele por um preço menor que o esperado e que depois que essa crise passar, o preço aumentará novamente.
São eles:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Carteira de Identidade (RG)
- Comprovante de Residência
- Declaração de Estado Civil
- Certidão Negativa (de ações na justiça)