O Clube Atlético Paraense ficou bem próximo da vaga para as quartas de final da Segundinha do Parazão 2020. Jogando na tarde desta segunda-feira (23), o Tricolor do Norte bateu o Izabelense, da cidade de Santa Izabel do Pará, por 4 a 3, e disparou na liderança do Grupo A1 do estadual, com sete pontos conquistados. A partida foi válida pela quarta rodada e realizada no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas.
O Tricolor do Norte começou o jogo em cima do adversário e não demorou muito para abrir o marcador: Após um chutão para frente da zaga do CAP, Tony Love ganhou da defesa adversária pelo alto e a bola caiu nos pés do meia Luiz Fernando, que carregou bem e com muita categoria chutou na saída do goleiro Paca, aos oito minutos, 1 a 0, para o Atlético no Rosenão. Com o forte calor, o árbitro Joel Alberto Teixeira deu a parada técnica, aos 28 minutos.
O Frangão da Estrada voltou melhor e empatou. Após um chute de fora da área, o goleiro Gustavo defendeu e, na sobra, o meia-atacante Fim mandou para o fundo do gol, aos 34 minutos jogados, 1 a 1 no marcador. Mas não deu nem para o time de Santa Izabel comemorar – logo em seguida, o atacante Yan recebeu passe na direita e cruzou na segunda trave, o goleiro Paca passou lotado e Tony Love subiu de cabeça para marcar, aos 36 minutos, 2 a 1 CAP.
O terceiro gol do Atlético surgiu em uma grande jogada pela esquerda. Guilherme recebeu e tocou para Hércules, o lateral se livrou da marcação e cruzou rasteiro para o meio da área; o atacante Tony Love, oportunista, se antecipou e tocou para o fundo do barbante, 3 a 1, aos 47 minutos. O Izabelense deu a resposta imediata: Rikelme cobrou falta da esquerda e o zagueiro Erivelton subiu no último andar, cabeceando no contrapé do goleiro Gustavo, que nem se mexeu, aos 48 minutos, 3 a 2.
No segundo tempo, o Atlético acabou achando e ganhou o quarto gol de presente. Guilherme lançou para o meio da área, a bola chegou nas mãos do goleiro Paca, que soltou a redonda nos pés do atacante Guilherme, que não perdoou e marcou, aos quatro minutos, 4 a 2 Tricolor do Norte. Só que os gols não paravam no Rosenão: após uma bola alçada na área do CAP, a zaga cortou e o meia Ian soltou um balaço de primeira, marcando um golaço, aos sete minutos, e diminuindo para o Frangão da Estrada, 4 a 3.
Após o gol, o time de Santa Izabel se atirou ao ataque em busca do empate, e o Atlético só administrou em contra-ataque. Em um deles, Tony Love fez grande jogada individual e tocou para Yan, que limpou a jogada e devolveu para o próprio Tony Love, que de dentro da área chutou forte e parou na grande defesa do goleiro Paca. Aos 30 minutos, o árbitro Joel Alberto Teixeira voltou a dar a parada técnica para os jogadores se hidratarem.
Na volta, o Izabelense assustou. Depois de boa troca de passes, a bola ficou com Leanderson, que chutou em cima do goleiro Gustavo. Em uma dividida de bola, o meia Rikelme acabou acertando o lateral-direito Ralyison do Atlético e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o time de Santa Izabel com um jogador a menos, aos 39 minutos, para a irritação do técnico João Duarte. Placar final: Atlético 4 x 3 Izabelense.
“Foi um jogo bom, onde nós fizemos quatro gols, mas também tomamos três. A gente não teve equilíbrio nas duas fases do jogo, ou seja, na organização ofensiva e a defensiva. Mas eu fiquei contente na entrega dos jogadores, que correram os 90 minutos – se entregaram bastante e conseguimos a vitória. O nosso objetivo a gente vai alcançar, claro, respeitando bastante o Parauapebas, que vai ser um clássico da cidade, um jogo atípico. A gente respeita, mas não teme,” afirmou Rogerinho Gameleira, técnico do Atlético Paraense.
Parauapebas Futebol Clube e Clube Atlético Paraense se enfrentam no chamado Clássico dos Minérios, na próxima quinta-feira (26), às 15h30, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas. A partida será válida pela quinta e última rodada do Grupo A1 da Segundinha do Parazão.
Por Fábio Relvas