Em Xinguara, corrida eleitoral está polarizada entre Enric Lauriano e Osvaldinho

Rejeição do atual prefeito e terceiro colocado em pesquisa, Dr. Moacir, é fator contribuinte

Continua depois da publicidade

O Instituto Doxa publicou, na tarde desta segunda-feira (10), sua primeira pesquisa oficial registrada para as eleições municipais de Xinguara, no sudeste paraense, em 2024. Nela, o cenário mostra uma polarização entre Enric Lauriano (PL) e Osvaldinho (MDB). O atual prefeito, Dr. Moacir (União Brasil), que busca sua reeleição, é o terceiro colocado na disputa, além de ter seu governo desaprovado pelos eleitores de Xinguara. Osvaldinho aparece com 29,2% e Enric Lauriano vem em seguida, com 23,2% – uma diferença de apenas seis pontos percentuais. A consulta também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República, avaliando ainda o candidato mais rejeitado nessa corrida eleitoral.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PA-04762/2024, tendo sido realizada no período de 5 a 8 de junho. A amostra foi de 400 entrevistas, com uma margem de erro de 4.9 pontos percentuais.

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA, O JOGO ESTÁ ABERTO

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa apresenta muitos eleitores que ainda não sabem em quem votar, somando 66,6%. Os mais citados são Osvaldinho, com 16%, seguido pelo pré-candidato do PL, Enric Lauriano, com 8,8%. O atual prefeito, Dr. Moacir vem com 3,6%. Davi do PT e Amarildo ficaram empatados em 2,5%.

NA ESTIMULADA, 6 PONTOS SEPARAM OSVALDINHO DE ENRIC

Na questão estimulada, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Osvaldinho aparece com 29,2%; em seguida vem Enric Lauriano, com 23,2%. O terceiro colocado nessa corrida eleitoral é Dr. Moacir que aparece com 10,1%. Davi do PT vem com 8,5%; Amarildo, 2,8%. Os votos flutuantes ainda somam 26,2%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE XINGUARA

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito aparece como o mais rejeitado, alcançando 27,6% de eleitores que não querem votar mais nele. Amarildo e Davi do PT estão empatados em rejeição, ambos com 4,4%. Osvaldinho tem rejeição de 2,5% e Enric Lauriano aparece com 2,2% de rejeição. Outros 52% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 6,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DR. MOACIR

Quando se trata da aprovação ou reprovação da maneira como o prefeito Dr. Moacir vem administrando o município de Xinguara, a aprovação do atual prefeito alcança 33,4%; enquanto a sua reprovação atinge 60,2%. Outros 6,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

O Instituto Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. Em Xinguara, Helder é aprovado por 66,6% dos eleitores, enquanto sua desaprovação é de 19,9%. Já o governo do presidente Lula é aprovado por 61% dos eleitores, e outros 30,7% desaprovam seu governo.

ANÁLISE POR DORNÉLIO SILVA – cientista político do Instituto Doxa

Nesta primeira fotografia oficial do cenário eleitoral na cidade de Xinguara, os dados dessa pesquisa mostram a tendência de polarização entre os pré-candidatos Osvaldinho Assunção e Enric Lauriano. Osvaldinho é ex-prefeito; na eleição passada apoiou o atual prefeito, Dr. Moacir. Enric Lauriano disputou a eleição de 2020, ficando em segundo lugar, obtendo uma votação de um pouco mais de 30% dos votos válidos.

Hoje, o atual prefeito, Dr. Moacir, carrega uma avaliação negativa muito alta de seu governo; além de avaliação político-eleitoral que também é altíssima. Isso remete a uma baixa intenção de voto de Dr. Moacir que tenta a reeleição. Na pesquisa ele pontua em terceiro lugar. O que se percebe é que a alta rejeição de Dr. Moacir faz com que os eleitores que apostaram no prefeito, tendem a votar, agora, em Osvaldinho e Enric. Por isso, Dr. Moacir contribui decididamente com a polarização entre os dois competidores.

O normal seria uma polarização com o atual prefeito, no entanto, o cenário mostra outra polarização. Por outro lado, Osvaldinho, em pesquisas anteriores, principalmente de 2023, obtinha altos índices de liderança; agora está em queda. Hoje, Osvaldinho trocou de partido, mudando-se para o MDB, partido do atual governador. Enric Lauriano, do PL, vem tendo densidade eleitoral frente aos demais pré-candidatos. Aguardemos os próximos capítulos.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

  • Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
  • Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA 04762/2024
  • Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
  • Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Xinguara (PA)
  • Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9  pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
  • Amostra: 400 entrevistas
  • Período: 5 a 8 de junho de 2024
  • Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

(Fonte: Instituto Doxa)

Deixe seu comentário

Posts relacionados