Em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai instalar nos próximos meses duas unidades de observação de fruticultura no município – uma de banana das espécies conquista, pacovan e vitória, e outra associando limão taiti, laranja e tangerina ponkan. Cada estrutura ocupará meio hectare do lote do agricultor Valtelino Vieira, no assentamento federal Palmares I. Serão 50 mudas de cada variedade de banana e 50 mudas de cada espécie de citrus.
Todas as mudas foram solicitadas à Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). As de banana serão entregues com o apoio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror). A proposta é que o plantio se inicie na primeira quinzena de janeiro, com perspectiva de primeira colheita depois de oito meses e alcance de nível comercial em até três anos.
Valtelino Vieira, atendido pela Emater há três anos, hoje tem como atividades produtivas a criação de galinha caipira e a pecuária leiteira. O interesse dele em diversificar as atividades deve incentivar outros agricultores para a fruticultura.
“O foco é abastecer a merenda escolar. Mas as frutas têm valor geral de mercado em Parauapebas, porque o município precisa importar de São Geraldo do Araguaia e Marabá. Então, servirão também para o consumo das próprias famílias e para circulação nas feiras daqui”, informou o chefe do escritório local da Emater em Parauapebas, engenheiro agrônomo Raimundo de Sá Jr.
A Emater prevê para o espaço uma programação que inclui dias de campo, oficinas e demais oportunidades de capacitação e intercâmbio.