A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio do Escritório Local de Canaã dos Carajás, promove, de 18 a 22 deste mês, naquele município, a Semana da Horticultura, com cursos sobre Hidroponia e Horta Convencional. O local será a Usina da Paz, com previsão de participação de 80 interessados. O evento tem a parceria da prefeitura local, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru) e Desenvolvimento Econômico (Semdec).
O instrutor dos dois cursos será o engenheiro agrônomo Rony Torquato, do escritório da Emater, de Itupiranga. Ele é especialista em Proteção de Plantas e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (MG), em Georreferenciamento Imóveis Rurais, pela Feamig (MG) e tem experiência como produtor de hortaliças em hidroponia, tendo com carro-chefe a alface, desde 2013, após intenso curso na Hidrogood Horticultura Moderna.
O curso sobre Hidroponia será o primeiro, nos dias 18 e 19, e abordará os seguintes conteúdos: sistema floating ou piscinão; sistema vertical de hidroponia; sistema hidropônico em bancada triangular. Com introdução teórica, enfatizando as experiências práticas desenvolvidas na região.
Já o curso sobre Horta Convencional será o segundo, nos dias 20, 21 e 22, quando serão abordados os conteúdos: controle de pragas e doenças; calagem e adubação; produção de mudas; irrigação e tratos culturais. Tem como público principal os participantes do Procampo um Projeto da Sempru que fomentará a produção de hortaliças.
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, destaca que esta semana de capacitação voltada para as hortaliças vai contribuir com a qualidade alimentar das pessoas. “Aproveito para reafirmar a parceria com Emater-Pará como estratégica para o desenvolvimento rural”, salientou
O secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, Werbet Felipe, que vem do parlamento e está recente no cargo, afirma que terá, na secretaria, o mesmo compromisso que tinha no Legislativo. “Nessa posição de secretário, eu darei o meu melhor. com compromisso e muito trabalho em prol da agricultura familiar. E a Emater-Pará é aliada principal juntamente com os agricultores”.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ferreira, essa ação voltada para as hortas irá fortalecer o empoderamento das mulheres, além da produção com finalidade de gerar renda, bem como finalidade de produtora de alimentos. “O trabalho em conjunto com Emater-Pará é positivo”, avalia ela
Na opinião do secretário de Educação, Leonardo Cruz, essas capacitações, voltadas para a produção de hortaliças, irão favorecer o aspecto econômico e servir de laboratório para aprendizagens. “Temos um trabalho com a Emater-Pará na implantação de hortas escolares. “Existe uma equipe de professores envolvidos”.
De acordo com o coordenador do Escritório Local da Emater, em Canaã dos Carajás, o engenheiro ambiental Matheus Souza, especialista em recuperação em áreas degradas e alteradas, pelo IFPA, “a excelente parceria com a prefeitura, firmada em Acordo de Cooperação Técnica, entre uma das ações, presta assessoria para os agricultores, dos quais 15 são fornecedores para a alimentação escolar”.
Para o supervisor da Emater-Pará, Regional Marabá, Fernando Araújo “a hidroponia vem crescendo muito como uma grande opção de agricultura urbana, ou situada nos cinturões verdes das grandes cidades, ofertando hortaliças de alta qualidade com preços competitivos. A hidroponia é a arte de produzir alimentos sem solo/terra”.
Para saber mais sobre hortas
A olericultura é o ramo da horticultura que abrange a exploração de grande número de espécie de plantas, habitualmente conhecidas como hortaliças e que podem ser constituídas das seguintes partes das plantas: folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos.
A palavra hidroponia vem do grego dos radicais gregos hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. W. F. Gerke, em 1930. A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo.
Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio etc., dissolvidos na forma de sais. Basicamente, qualquer água potável para consumo humano serve para hidroponia. Existem diversos processos hidropônicos como: floating, aeroponia, NFT etc.
(Ascom Emater. Fotos: Divulgação)