O Independente Atlético Clube já divulgou o nome do técnico que vai comandar a equipe na disputa pelo Campeonato Paraense da Série B1, a segunda divisão do estadual. Trata-se de Emerson Almeida, 47 anos, que tem um vasto currículo e uma carreira vitoriosa e promissora. O jovem treinador comandou equipes como Tuna Luso, Canaã – onde conquistou o acesso ano passado da mesma competição – e Castanhal.
Além do acesso pelo Falcão do sudeste, o treinador também conseguiu subir o São Raimundo, de Manaus, para a primeira divisão do Campeonato Amazonense na temporada de 2023. O treinador confirmou a apresentação oficial do elenco do Galo Elétrico para o próximo dia 9 de agosto. Logo depois, no dia 10, o clube inicia a pré-temporada, focado na disputa da Segundinha do Parazão.
O Independente vem anunciando as contratações através de suas redes sociais. Dois jogadores foram confirmados para tentar buscar o acesso com o Galo Elétrico de volta à elite do Parazão: o zagueiro Dedé, de 29 anos, que estava no Trem-AP, e o lateral-direito Daelson, de 31 anos, vindo do Águia de Marabá. Ambos os atletas já tiveram passagem pelo Independente Tucuruí, em 2019 e 2020, respectivamente.
O Campeonato Paraense da Série B1 tem previsão de começar no dia 30 de agosto, com a participação de 17 equipes, divididas em grupos. Os dois primeiros conquistam o acesso para a elite do Parazão 2025.
- Grupo A: Vila Rica, São Raimundo, União Paraense, Capitão Poço e Paragominas;
- Grupo B: Santos, Sport Belém, o vice-campeão da B2 e Paraense;
- Grupo C: Izabelense, Pinheirense, Esmac e o campeão da B2; e
- Grupo D: Itupiranga, Independente, Atlético Paraense e Carajás.
O Independente Tucuruí, primeiro campeão do interior, vai fazer sua estreia fora de casa, diante do Itupiranga, restando à Federação Paraense de Futebol (FPF) definir o local, a data e o horário da partida diante do Crocodilo. Na tabela preliminar divulgada no dia do Congresso Técnico, o Galo Elétrico enfrentaria o Parauapebas Futebol Clube (PFC) na segunda rodada, também fora de casa, mas o PFC desistiu da competição.
Por Fábio Relvas