Na tarde desta quinta-feira, 2 de abril de 2020, a Polícia Militar de Conceição do Araguaia recebeu a denúncia de que um ônibus, cuja origem era Goiânia, estaria saindo da cidade de Redenção com destino à Conceição do Araguaia.
Os policiais então, foram para a rodovia PA-287, e ao avistarem o ônibus com as características descritas na denúncia, realizaram a abordagem.
O motorista, inicialmente, disse que faria o trajeto Redenção x Goiânia, no entanto, ao ser questionado sobre a rota alternativa que havia usado para entrar neste Estado, o motorista acabou confessando que havia passado por Caseara – TO, entrando no Pará pela cidade de Santana do Araguaia, a pedido da proprietária da empresa, já que o trajeto comum estava proibido, devido ao decreto Estadual, que determina o fechamento das divisas do Estado, por vias marítima e terrestre, desde o dia 20 de março de 2020. Além disso, há também um decreto municipal, que proíbe a venda de passagens cuja rota tenha por objetivo o ingresso na cidade.
No momento da abordagem, o ônibus levava 11 viajantes vindos de Goiânia, com destino à Conceição do Araguaia.
De acordo com o delegado Lincoln César Pirão Vruck, os passageiros assinaram um acordo de quarentena. Já o motorista do ônibus foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, sendo autuado pelo crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva. Posteriormente, foi ouvido e liberado.
(Ynaiê Botelho)