As empresas tucuruienses entraram no roteiro turístico nacional e na última segunda-feira (4) aconteceu a entrega dos certificados do Cadastro Nacional do Turismo (CADASTUR) aos proprietários de hotéis, restaurantes, casas de eventos, agências de turismo, dentre outras empresas do município.
Para Michele Van der Lan, diretora do Departamento de Turismo, a certificação é uma importante conquista para os comerciantes e que coloca de vez Tucuruí no cenário do Turismo regional e nacional.
A certificação é fruto da política turística e de apoio ao setor privado que está sendo executada no município. Ações como o mapeamento das belezas da cidade e as atividades turísticas que Tucuruí oferece fazem parte do plano de ações visando alavancar a atividade e melhorar a economia do município.
Michelle adianta que a intenção é resgatar, por exemplo, eventos como o TOPAM e a pesca esportiva como uma atividade turística importante em Tucuruí. Aumentar o fluxo de turistas para visitar a Usina de Tucuruí também está no planejamento inicial.
O lago é outro atrativo de destaque, com potencial para atividades náuticas e de sol e praia e que abriga um conjunto de centenas de ilhas além da área Indígena Assuriní, na Reserva Trocará, também devem compor os atrativos turísticos principais.
Michele Van der Lan, coordenadora do Departamento de Turismo, explica que, por ser uma atividade multifacetada, o turismo se inter-relaciona com os diversos segmentos econômicos e demanda um complexo conjunto de ações setoriais para o seu desenvolvimento, sendo necessário promover de forma organizada para que beneficie os locais receptores e as comunidades envolvidas. Daí a importância dos estabelecimentos estarem certificados no Cadastro Nacional do Turismo (CADASTUR).
O Pará teve 23 cidades agrupadas em categorias de A até E. Belém, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros cinco municípios do estado, Altamira, Marabá, Parauapebas, Salinópolis e Santarém, foram inseridos na categoria B; e oito na categoria C, incluindo Barcarena, Conceição do Araguaia e Tucuruí. As nove cidades restantes foram categorizadas como D.
O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal.