Por Francesco Costa – Da Redação
O auditório da ACIP – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas – foi pequeno para comportar o número de empresários que compareceram à Rodada de Negócios promovida pelas empresas Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, ambas contratadas da mineradora vale S. A. para a expansão da EFC – Estrada de Ferro Carajás.
Na oportunidade as empresas apresentaram suas necessidades para atendimento das demandas para execução das obras contratadas, enquanto que os associados/fornecedores locais, puderam verificar a possibilidade de atendê-las.
As empresas Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, respectivamente, apresentaram breve detalhamento das obras de cada projeto do projeto Expansão da Estrada de Ferro Carajás e RFSP apresentando uma projeção aproximada das compras com os quantitativos, que devem ser demandados em cada fase de execução das obras.
Já a Vale detalhou sobre a obra e falou de sua exigência às empresas executoras da obra que contratem mão de obra, equipamentos e produtos preferencialmente dos municípios onde a obra impactará.
Após as apresentações foram iniciadas, de fato, as negociações para atendimento das demandas da Camargo Correa e Andrade Gutierrez.
Participação ACIP
O evento foi organizado pela ACIP que requereu junto à Vale para que se fizesse esta rodada de negócios propiciando assim a aproximação dos fornecedores locais com as contratas. O presidente da ACIP, Oriovaldo Mateus, disse que este evento veio em um momento em que Parauapebas e todo o resto do Brasil e alguns países, encontra-se numa grande carência que possam ajudar a movimentar nossa economia. “Esta obra não pode de maneira alguma passar em branco sem deixar rastros positivos e importantes para todos que pretendem fazer excelentes negócios”, aspirou Oriovaldo, explicando que através de uma rodada de negócios, o empresário pode mostrar na pratica que é possível unir os esforços em prol da valorização do setor que muito contribui com o desenvolvimento e social dessa região.
O empresário Umberto Costa, do segmento de britas e concretos, avaliou o momento com oportuno par se fazer bons negócios e disse que sua expectativa é das melhores possíveis. “Vamos agora mostrar nossa capacidade e preparo adquirido ao longo dos anos, e usar nossa expertise em favor da oportunidade que nos é dada”, planeja Umberto.
O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano Queiroz, compareceu ao local no final do evento e foi sabatinado pelos empresários que o questionou sobre vários assuntos como, por exemplo, segurança pública, saúde, educação, turismo etc..
Representações
Vários representantes de empresas compareceram ao vento. A Vale foi representada pelo Rodrigo Rolim; Umberto Aguiar e Tarcísio de Sousa, representaram a Andrade Gutierrez; Ricardo Donizete representou a Camargo Corrêa.