As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) continuam os atendimentos às famílias que estão sendo atingidas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiunas, nas áreas mais baixas dos bairros periféricos. Nesta segunda-feira, 15, um total de 102 famílias foram remanejadas para casas de amigos ou parentes e imóveis alugados.
O nível do rio Tocantins chegou a 10 metros acima do nível considerado normal pela Defesa Civil, uma situação de alerta deixando as equipes da Compdec prontas para o atendimento às famílias.
“A gente já tem várias famílias atingidas, principalmente pelo rio Itacaiunas. Estamos com 102 famílias atendidas. No final de semana, sábado e domingo, fizemos 18 mudanças dentro do Núcleo Cidade Nova. Praticamente quase todas para casas de parentes, amigos ou aluguel. Somente a Folha 14 que foi impactada pelo rio Tocantins, mas as duas famílias que estavam lá foram retiradas para casas também de amigos ou parentes”, explicou Marcos Andrade, coordenador Defesa Civil.
Até o momento, a Defesa Civil só tem registro de duas famílias em abrigos públicos, onde o órgão destinou um espaço para acomodar as famílias. Os trabalhos consistem, neste momento, no monitoramento do nível dos rios que chegou à situação de alerta. Além da Folha 14, na Nova Marabá, famílias no bairro Independência também foram atingidas com a elevação no nível dos rios.
“Praticamente temos o bairro Del Cobra e um pouco da rua São Pedro e Rua Pará, no bairro Santa Rosa já com água, mas graças a Deus a água está seguindo seu fluxo normal e a previsão é que nas próximas 48 horas haja um recuo no nível do rio”, prevê Marco Andrade.
De acordo com informações da Defesa Civil, o nível do rio nas cidades banhadas pelo Rio Tocantins, no sul do estado do Maranhão, já registra baixa e nas próximas horas esse recuo pode ser sentido também na região sudeste do Pará.
“Conversei hoje com a Defesa Civil em Imperatriz e Estreito e lá o nível do rio está baixando, graças a Deus. Uma notícia muito boa porque a gente recebe essa água das cabeceiras dos rios também ali das margens do Tocantins e do Maranhão. Continuamos monitorando os rios informando a população de Marabá”, informou Marcos Andrade.
O telefone da Defesa Civil para mais informações e solicitação de ajuda é 94991717173 (WhatsApp).