Por meio do projeto de Lei apresentado na sessão do último dia 11, pelo deputado estadual Milton Zimmer (PT), o Encontro da Mulher de Parauapebas poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o estado do Pará. O evento é realizado há 21 anos no município e reúne milhares de mulheres a cada edição.
Tudo começou em 1991, quando um grupo de mulheres se reuniu para comemorar o Dia Internacional da Mulher. No início eram apenas seis equipes para realizar as competições de gincanas esportivas e culturais. Depois de alguns anos, as integrantes resolveram estender as comemorações para sete dias, passando a ser denominada de A Semana da Mulher. Nestes 21 anos em que a festa acontece o número de mulheres interessadas em participar das comemorações foi crescendo, tanto que os organizadores passaram a chamar de Encontro da Mulher de Parauapebas, que atualmente atrai milhares de pessoas. As comemorações constam de apresentações culturais (shows, literatura, teatro), esporte (jogos e competições) e lazer (diversas brincadeiras), além de despertar e revelar talentos.
Ao apresentar o projeto, Zimmer disse que reconhecer o evento é uma forma de valorizar as conquistas das mulheres de Parauapebas que representam as lutas femininas. “O evento é grandioso não somente por atrair multidões, mas pela grandeza representada na diversidade e criatividade cultural e social, ressaltou”. O parlamentar afirmou ainda que, poucas cidades no Brasil promovem um evento de grande relevância dedicado às mulheres como o que ocorre anualmente em Parauapebas.
Antes da votação em plenário o projeto segue para as comissões de Constituição e Justiça; Educação, Cultura e Saúde para receber parecer dos parlamentares.
Fonte: Assessoria de imprensa do deputado
3 comentários em “Encontro da Mulher de Parauapebas poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará”
Parabéns deputado Zimmer! Acompanho há anos o evento e realmente merece esse reconhecimento. Valeu !
O problema dos imbecis é querer pensar demais e fazer de menos!!
OH! e eu que pensava que esta criatura era um ser imaginário, mas que bom que eu estava errada…ele existe e o que é melhor ele pensa. Acho uma boa, talves não seja dificil. Espero que ele não pare por ai e continue se apresentando como ser pensante e que suas idéias continue fluiiiiindo….e que ele comece a incentivar e a perceber a saúde, a educação e a segurança como patrimônios primordiais para os parauapebense…Não que a semana da mulher não seja importante, só acho que há outros setores que clama por urgêêêência de atenção. ACOOOORDA MEU!