Das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado hoje (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.
Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos.
As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.
A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas.
Fonte: Agência Brasil
[ad code=1 align=center]
2 comentários em “ENEM: desigualdade entre escolas públicas e privadas”
Agora deixa eu dar a má notícia.
O ensino público no pais sempre será uma merd@@@ enquanto filhos de pessoas que datem cargo público estudarem em escolas particulares, se a pessoa escolheu um cargo público então deve agir como tal, e mostrar o fruto do seu trabalho como saúde e educação de qualidade.
De que adiante dizer que o ensino é ótimo e no entanto não ter coragem de colocar os filhos em tais escolas.
De que adianta dizer que os hospitais tem ótimas instalações e ótimos médico e no entanto não tem coragem de levar os filhos ou a familia para fazer algum tratamento lá.
blogdofelisardo.blogspot.com/ confira nossas noticias