A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no país e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, acaba de anunciar a realização de novos testes coletivos para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.
Serão promovidas em um total de 13 cidades brasileiras e dez estados, nos dias 27 de janeiro, 3 e 17 de fevereiro, rodadas de testes de admissão, com avaliação de quociente de inteligência (QI). Eles serão feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O local e horário são informados de maneira individual e privada aos inscritos.
As avaliações são destinadas a pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior.
A entidade também oferece a possibilidade de testes individuais em nove cidades brasileiras. As regras são as mesmas dos exames coletivos, com a diferença que não há data fixa. O candidato se inscreve no site da Mensa Brasil e recebe o contato do psicólogo aplicador para marcar o melhor dia e horário conforme a conveniência e agenda de ambos (veja lista de cidades abaixo).
Segundo Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do país. “Portanto, identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se, de 3 a 5% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los,” explica.
“Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alta inteligência. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de potenciais de seus membros,” observa o presidente da entidade.
A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países.
Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira.
Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1369 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 335 pessoas, Minas Gerais, com 240, Paraná, com 229, e Distrito Federal, com 190.
Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil
Testes individuais
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
- Curitiba (PR)
- Goiânia (GO)
- Jacareí (SP)
- Recife (PE)
- Ribeirão Preto (SP)
- Salvador (BA)
Testes coletivos
27 de janeiro de 2024
- Campinas (SP)
- Fortaleza (CE)
- Recife (PE)
- Aracaju (SE)
- João Pessoa (PB)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio de Janeiro – Zona Norte (RJ)
- Natal (RN)
3 de fevereiro de 2024
- Curitiba (PR)
- Jundiaí (SP)
- Rio de Janeiro – Gávea (RJ)
17 de fevereiro de 2024
- Goiânia (GO)
- Salvador (BA)
- Florianópolis (SC)
Para inscrições, acesse o website: http://www.mensa.org.br/
Sobre a Associação Mensa Brasil
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: identificar e promover a inteligência em benefício da humanidade; estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
Sobre a Mensa Internacional
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.