Brasília – Em entrevista exclusiva (veja aqui) ao vivo a um grupo de jornalistas na quinta-feira (10), entre eles o correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília, o pré-candidato à Prefeitura de Belém, deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) foi taxativo: “Belém só tem 1% de todo o seu orçamento para investimentos”.
Candidatura independente
O pré-candidato Cássio Andrade explicou porque, após consultar suas bases políticas, decidiu anunciar a sua candidatura independente ao governo de Belém. Na avaliação dele, o grupo de 10 partidos que negociavam há pelo menos dois anos um nome com uniformidade de opiniões para tocar um novo projeto após a administração do atual prefeito, ‘rachou’ logo após o anúncio de que o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) seria o indicado de Zenaldo.
Sem atacar a decisão puxada pelos cardeais tucanos do Pará, Andrade não concordou com a forma que foi decidida essa escolha. Ele citou os requisitos que estavam em discussão na mesa e que eram avaliados pelo grupo: experiência, popularidade, capacidade de agregação política e histórico pessoal. Cássio, então, consultou suas bases e aceitou a decisão do seu partido e dos partidos que o apoiam, de lançar a sua pré-candidatura de maneira independente.
Uma semana após a confirmação de que Cássio não seria apoiado pelo prefeito Zenaldo, em reunião da cúpula do PSB em Brasília, o presidente nacional do partido, Carlos Roberto Siqueira de Barros, anunciou formalmente que o deputado Cássio Andrade é o nome do partido para a disputa da chave do Palácio Antônio Lemos.
Imediatamente “quatro partidos aderiram à minha pré-candidatura, saíram do grupo original e estou conversando com outras lideranças”, revelou Cássio Andrade. Concorriam, ainda, à indicação do grupo citado, o deputado estadual Thiago Araújo e o vereador Mauro Freitas (sem partido), presidente da Câmara Municipal de Belém.
BRT
Outro problema enfrentado pela atual administração de Belém é o BRT, por ter começado errado, na administração do antecessor de Zenaldo Coutinho, o ex-prefeito e multi condenado pela justiça, Duciomar Costa. Relatório da CGU identificou problemas no projeto básico.
Cássio Andrade explicou que não há recursos, nem federais nem internacionais, que possam financiar uma adaptação do que já começou errado desde o princípio. Ele está consultando um grupo de técnicos altamente qualificados para uma solução. A princípio, o BRT é antieconômico e carece de altos investimentos para as suas correções. Um metrô de superfície seria inviável, mas há quem o defenda. Cássio vê nessa ideia um agravamento do problema, pois este modal não tem viabilidade econômica. “Não há empresa disposta para tocar um anteprojeto como esse no qual não há custo-benefício”, ressaltou Andrade.
Por telefone, após a entrevista, Cássio Andrade disse à reportagem do Blog do Zé Dudu que sua prioridade maior será sanear as contas da Prefeitura. Promoverá também, urgentemente, uma ampla modernização administrativa, que informatize a gestão, recicle e treine o funcionalismo e o adeque às novas práticas e tecnologias modernas adotadas em algumas cidades brasileiras, exitosas no campo da administração pública interconectada e com plena automatização de serviços oferecidos aos cidadãos.
“Vamos estimular e premiar os bons servidores municipais. Os bons são a grande maioria, precisam ser valorizados e reconhecidos! Vamos melhorar a prestação dos serviços ao cidadão e melhorar a qualidade das obras da Prefeitura!”, garantiu Cássio Andrade.
Cássio vai fazer uma completa aerofotogrametria de Belém e ainda um Plano de obras que vai revolucionar o trânsito da capital e seu entorno. Está prevista a construção de vários viadutos em pontos estratégicos que vão desafogar o trânsito.
Sobre o IPTU, o pré-candidato adiantou: “Vamos fazer estudos para cobrar de quem pode pagar e ainda não paga ou paga quase nada”. Ele resume a ideia: “Trata-se de uma política de amor pela cidade.”
A Guarda Municipal de Belém (GMB) passará também por uma completa reavaliação. “Não aceitarei o que hoje acontece, sem qualquer punição, que é o vandalismo, a destruição e o roubo do patrimônio público dos belenenses. A GMB vai atuar de maneira firme na proteção do que é do povo”, afirmou Cássio.
Meio ambiente
De acordo com o pré-candidato, Belém adotará o que existe de mais moderno no que se refere à destinação final de resíduos sólidos. A ideia é visitar e comparar o que se faz em termos de boas práticas nesse setor, aqui no Brasil e no exterior. “A solução que proporei será definitiva, de longa duração e ela está inserida nas ações dos meus primeiros cem dias como Prefeito de Belém”, garantiu Cássio Andrade.
Ônibus com ar-condicionado
Outro inferno no qual a população padece diariamente, são os ônibus de transporte coletivo urbano, absolutamente desconfortáveis. De acordo com o pré-candidato, a determinação será fazer uma completa reengenharia no sistema. “Os novos editais de concessão contarão com cláusulas que obrigarão todas as empresas concessionárias a comprarem novos veículos com poucas emissões e climatizados. Haverá um prazo limite para isso, até que a frota esteja totalmente composta por ônibus com ar-condicionado. Tudo isso para readequar a mobilidade urbana a uma cidade que vai se modernizar, de maneira permanente, integrada com outras secretarias, num plano gerencial de “Cidade com sêlo Verde”, como adotado na Europa, com políticas de neutralização de emissões, num grande esforço de rearborização de toda a cidade, revelou Andrade.
Alianças
No meio da semana o Avante fechou com a pré-candidatura de Cássio Andrade. Sobre o apoio do partido, ele disse: “O objetivo de nosso grupo político é tornar a capital do Pará uma cidade moderna. Isso só será possível conseguir com uma gestão inclusiva e inovadora, que estamos construindo juntos”.
Prestigiaram o evento a deputada federal Leda Adala, do Avante no Amapá, representando a direção nacional de seu partido; Zezinho Lima, presidente estadual do Avante; Fabiano “Fabico”, presidente municipal e os vereadores do PSB Gleisson e Professor Elias; o Zé Francisco, presidente municipal do PSB, além de dezenas de pré-candidatos (as) a vereador e vereadora do Avante.
Convenção do PSB Belém
Na próxima quarta-feira (16) o partido selará as novas alianças e fará a festa da democracia na sua Convenção Municipal, para formalização da Coligação majoritária, anunciando oficialmente as candidaturas a prefeito, vice, vereadores e vereadoras. A partir das eleições desse ano, por imposição do TSE e da minirreforma eleitoral, estão proibidas coligações proporcionais (vereadores). Haverá cotas para mulheres em todas as legendas.
Cássio cresceu nas pesquisas
Na última pesquisa de opinião pública registrada no TRE-PA, o pré-candidato Cássio Andrade cresceu nas intenções de votos e já está em segundo lugar na preferência do eleitorado. O resultado da votação estimulada apontou em primeiro lugar Edmilson Rodrigues com 36%, Cássio Andrade com 9%, empatado com Éder Mauro 9% e Vavá Martins 9%. O crescimento de Cássio Andrade foi de 4%, desde o último levantamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 09993/2020.
“É com alegria, humildade e responsabilidade ampliada que recebo os resultados dessa recente pesquisa, nos colocando em segundo lugar na disputa para a Prefeitura de Belém. Essa preferência nos anima muito mais a construir este grande projeto pra nossa cidade e nos deixa feliz porque, apesar de não termos apoio da prefeitura e dos governos estadual e federal, estamos sendo percebidos como uma novidade boa, para melhorar a vida das pessoas e recebendo apoios em todos os segmentos da sociedade e em todos os bairros de Belém”, comemorou Cássio Andrade.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.