Quinze famílias moradoras de um condomínio localizado na Rua Ceará, Bairro Rio Verde, em Parauapebas, estão sem energia elétrica desde a tarde de ontem, embora todas estejam com as contas em dia. De acordo com Boletim de Ocorrência registrado ontem, sexta-feira (18), na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, quase no final do dia, funcionários da Equatorial Energia chegaram ao local, quebraram o cadeado do quadro em que estavam instalados os padrões de entrada, cortaram os fios e levaram tudo, sem aviso algum.
A proprietária do condomínio, identificada apenas como Arlete Edna, disse não foi avisada pela concessionária de energia elétrica sobre a retirada dos padrões e argumentou que, caso houvesse algum ou mais padrões em situação irregular ou de risco, que só esses fossem retirados.
Classificou a situação como irresponsável e levantou a hipótese de que a operação tenha sido um ato de vingança de um funcionário da Equatorial, identificado apenas como Júnior, que já morou no condomínio, mas que, por ter protagonizado “situações desagradáveis”, foi convidado a se mudar do local. Arlete afirmou que se dirigiu ao atendimento da Equatorial em Parauapebas, onde abriu um protocolo, mas não obteve promessa de solução para o problema.
Uma das moradoras, Maria Aparecida, disse que ficou surpresa ao chegar em casa e constatar que estava sem energia. Ela afirmou que a Equatorial agiu com irresponsabilidade. “Tenho duas crianças, faço compras quinzenais, a geladeira, com alimentos, está descongelando. Nossas contas estão em dia. Isso para mim foi uma grande surpresa, vejo como uma irresponsabilidade”, desabafou.
O mesmo sentimento é dos moradores Cristina Rodrigues e Elias Barros. “Agora estamos todos no escuro, 15 famílias sem energia e também sem água, não sabemos até quando, pois a bomba do poço daqui funciona a eletricidade”, lamentou.
Equatorial Pará Energia explica
Neste sábado (19), o Blog entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial Pará Energia que, em nota, explicou que o desligamento foi feito por conta de “constatação de deficiência técnica no padrão de entrada de energia do condomínio” que é de responsabilidade do cliente, “oferecendo riscos de curto-circuito ao sistema elétrico e aos moradores do local, podendo causar incêndio”.
A Equatorial Pará esclarece ainda que “o desligamento não foi por conta de inadimplência” e que o padrão precisa ser adaptado pelo cliente para atender à demanda do condomínio de forma segura. “A ação faz parte de uma inspeção de rotina e está amparada nos artigos 77 e 170 da resolução nº 414/2010 da Aneel”, finaliza o comunicado.
(Caetano Silva. Colaborou Eleuterio Gomes, de Marabá)