O aparelho de ultrassom de alta tecnologia foi entregue na última quinta-feira, 15, e já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palmares Sul. Além do acompanhamento pré-natal, o equipamento é um reforço importante para o diagnóstico médico por imagem, que pode identificar doenças precocemente, aumentando a eficiência do tratamento.
A proposta da Prefeitura é facilitar a vida de pessoas como Rosane Cordeiro Silva, de 24 anos, moradora do Projeto de Assentamento Araçatuba. Ela está grávida de seis meses e, pela primeira vez, viu a bebê que está esperando para nascer. “Eu ainda não tinha feito [a ultrassonografia] porque o acesso era muito difícil, tinha que ir até a cidade e demorava muito. Agora ficou mais fácil”, disse.
“Isso é só o começo das coisas boas que virão”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia. Segundo o secretário, uma das orientações estratégicas para o serviço de saúde do município é a descentralização do atendimento e a oferta cada vez maior de serviços aos bairros distantes e à zona rural de Parauapebas.
Atualmente, são realizados oito exames de ultrassom por dia na UBS, mas até o início do mês esse número será triplicado. É o que explica o médico Júlio Cesar Rabelo Júnior, responsável pelos exames: “outros dois médicos irão compor a equipe e a nossa capacidade passará a 24 atendimentos diários”, explica.
Ao todo, a Prefeitura adquiriu seis equipamentos de ultrassom e três deles já estão em funcionamento (um no Hospital Municipal, outro no Centro de Especialidades Integradas e o terceiro na UBS de Palmares Sul). Os demais estão sendo instalados em outras unidades de saúde da rede municipal.
Fonte: Ascom PMP