Equipe da Guarda Municipal de Parauapebas ajuda mãe a salvar bebê da morte

Por telefone, a guarnição instruiu a mulher sobre como executar a manobra de Heimlich

Continua depois da publicidade

 Na manhã desta quarta-feira (17), a guarnição da Romu, da Guarda Municipal de Parauapebas, foi contatada por uma mãe desesperada, que ligou para o telefone celular do inspetor De Jesus, pedindo socorro. Andressa Santos relatou que seu bebê, de apenas um mês de nascido, estava engasgado com leite materno e havia perdido a respiração.

Enquanto a guarnição se deslocava para a residência da mulher, na Rua D, Bairro Cidade Jardim, por telefone, De Jesus instruiu a mãe a fazer o procedimento conhecido como manobra de Heimlich, para desengasgar o bebê e desobstruir as vias aéreas. A técnica consiste em apoiar a criança sobre o braço, com a cabeça em nível mais que o restante do corpo, e dar tapas com a mão no meio das costas do bebê, entre os ombros.

Andressa seguiu as instruções e, em poucos instantes, o bebê, chamado Leo Mateus, passou a respirar normalmente. Após o procedimento, o bebê, que passa bem, foi encaminhado para atendimento médico. Além de De Jesus, faziam parte da equipe os guardas municipais Diones Silva, Oliveira e Rodrigues.

(Caetano Silva)