Em 10 dias, um mutirão de profissionais da área de saúde do município de Jacundá aplicou mais de 5 mil doses de vacinas contra a covid-19. Até ontem, 53% da população com 12 anos ou mais recebeu a primeira dose do imunizante. O Ministério da Saúde já destinou 59.569 doses e foram aplicadas 42.843.
O mutirão de vacinação teve início no dia 1º de dezembro, após uma reunião sobre o aumento de casos registrados no município. Para sensibilizar a população não vacinada e os vacinados com a primeira dose, a Secretaria de Saúde montou um grupo com agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem e enfermeiros e demais profissionais para “bater” de porta a porta. “E os resultados começaram a aparecer”, afirma a secretária de Saúde Iraildes Bizarrias.
“Considerando a população jacundaense com idade de 12 anos ou mais, 53% foi vacinada com a 1ª dose e apenas 35% foi vacinada com a 2ª dose”, cita a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Lícia Souza.
Nesta sexta-feira (10), das 08 às 12 horas a equipe esteve nos bairros Alto Paraíso 1, Alto Paraíso 2, Bela Vista, Industrial e Valdete. Desde o início da pandemia, o município de Jacundá registrou o total de 2.369 casos positivos e 74 mortes.
(Antonio Barroso)