Nesta quarta-feira (16), uma equipe da Diretoria das Usinas da Paz (Dipaz), vinculada à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), fez uma visita técnica às obras da Usina da Paz em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado. A obra está prevista para ser entrega em dezembro deste ano.
O projeto está sendo executado em parceria com a empresa Vale, responsável pelo custo integral. O governo do estado não receberá nenhum recurso financeiro da empresa. Os complexos serão entregues prontos e equipados para a gestão pública.
“Estamos com uma expectativa muito grande acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido em Canaã. A obra segue dentro do cronograma estipulado. No momento, a piscina está em fase de impermeabilização, aguardando revestimento. A estrutura de concreto do dojô está quase finalizada e as estruturas metálicas dos prédios da Usina, da assistência e da oficina, já estão levantadas”, informou o coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz.
Assim como as outras unidades que estão sendo construídas em Belém, Marabá e Parauapebas, em Canaã dos Carajás a Usina da Paz também oferecerá à comunidade diversos serviços, incluindo complexos esportivos, salas de audiovisual e espaços de inclusão digital, além de atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.
A Usina da Paz é um projeto elaborado pelo governo do Pará e coordenado pela Seac, em parceria com a iniciativa privada. Além da Vale, as obras também estão sendo executadas em parceria com a mineradora Hydro.
Em Canaã dos Carajás, a e equipe da Dipaz também se reuniu com representantes da Prefeitura de Canaã dos Carajás para alinhar a parceria e definir novas visitas técnicas ao município. “Recebemos com muita satisfação os membros da Secretaria de Cidadania do Estado do Pará. Estamos tratando aqui da implantação do TerPaz (Programa Territórios pela Paz), com a construção da Usina da Paz, um projeto que já foi implantado em Belém e vai ser implantado aqui em Canaã, em parceria com o governo municipal. Participamos com a doação da área para construção da Usina. É um projeto que acreditamos muito e torcemos para que dê muito certo”, ressaltou o secretário de Governo de Canaã dos Carajás, Roberto Andrade.
Tina DeBord