Equipe Gigantes de Aço recebe novas cadeiras de rodas para a prática de basquete

Foram dez novos equipamentos entregues aos atletas, que vão disputar a Copa de Acesso esse ano
(Foto: Erick Henrique)

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira (29), a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas (CBBC), em parceria com a empresa Vale, realizou a entrega de dez cadeiras de rodas para a Associação das Pessoas com Deficiência Física de Parauapebas e Região (APDFIP), por meio do projeto de lei de incentivo ao esporte “BCR para Todos”. A cerimônia ocorreu no Parque dos Ipês, na PA-160, e as cadeiras foram em prol do time Gigantes de Aço.

“Estas cadeiras irão nos proporcionar mais qualidades nos treinos, pois são cadeiras profissionais onde teremos uma qualidade melhor para desenvolver as nossas atividades esportivas de alto rendimento,” afirma Geová Botelho, idealizador e presidente do Gigantes de Aço. “Também será muito importante para estarmos nos exercitando, ganhando qualidade de vida e trabalhando contra o sedentarismo, desenvolvendo assim mais resistência e queimando calorias”.

Logo após a entrega das novas cadeiras, houve uma partida de exibição para as pessoas conhecerem de perto o trabalho feito pela equipe, que já tem dois anos de fundação. “Nós do time de basquete em cadeira de rodas do Gigantes de Aço, aqui do município de Parauapebas, estamos muito felizes por estarmos sendo beneficiados,” diz Geová.

O time disputou a sua primeira competição como equipe profissional na Copa de Acesso em dezembro de 2023, no Rio de Janeiro; uma espécie de Campeonato Brasileiro da terceira divisão. A equipe de Parauapebas não conseguiu o acesso, mas promete muito empenho para buscar seu objetivo para a competição deste ano, que deverá ser em São Paulo. 

“Nós corremos atrás todos os dias do ano e a importância dessas cadeiras é que elas são mais completas para um melhor aproveitamento no jogo. Era o que nós estávamos precisando. A Vale, o município e os empresários da cidade estão nos olhando de uma forma diferente. Hoje, nós somos o único time de basquete em cadeira de rodas do sul do Pará,” lembra Pedro Saraiva, armador do Gigantes de Aço.

A diretora de projeto da CBBC, Andréia Lima, esteve presente no evento em nome do presidente Mário Belo. Ela enfatizou que o momento simbolizou não apenas a entrega de equipamentos esportivos, mas a concretização de um sonho de inclusão e acesso ao esporte para todos. O evento marcou a doação de cadeiras de rodas esportivas, sendo um passo fundamental para a promoção da igualdade de oportunidades no esporte paralímpico. 

“Considero esse projeto como a realização de um sonho, uma inclusão. Os atletas vão poder participar das competições dando melhores condições de trabalhar. Esse projeto beneficia a sociedade como um todo, valorizando a inclusão. Além do que, o basquete é mais que um esporte, demonstra força, determinação, competitividade e não conhece limites. O mais importante é quando a Vale nos permite esse projeto, reconhecendo a inclusão. É uma parceria muito importante para o projeto ter condições, é uma forma de mostrar responsabilidade social,” destaca. “O Ministério do Esporte aprova o projeto através da Lei de Incentivo ao Esporte e fazemos a capacitação dos recursos com as empresas privadas, no caso captamos com a Vale, a empresa acreditou no projeto ‘BCR para todos’ e aceitou fazer o aporte para aquisição das cadeiras esportivas”.

Por Fábio Relvas

Deixe seu comentário

Posts relacionados