A Escola de Governança Pública do Estado (EGPA) começou, nesta quarta-feira (15), em Xinguara, no sudeste do estado, mais uma formação de servidores e gestores públicos. A ação, que beneficia oito municípios das regiões sul e sudeste, segue até esta sexta-feira (17).
O projeto do governo do estado é realizado pelo Fórum de Governança Pública por Todo o Pará, que visa à qualificação da gestão pública. Segundo a diretora-geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, cada vez aumenta a participação de servidores e gestores na formação realizada pelo estado.
“Percebemos uma participação efetiva dos servidores que estão, cada vez mais, empenhados em contribuir com a sua gestão municipal a partir da capacitação ofertada pela Escola de Governança”, frisa Evanilza Marinho.
O Fórum de Governança Pública por Todo o Pará é um projeto desenvolvido desde junho deste ano, que oferta qualificação profissional nas áreas de Assistência Social, Administração e Planejamento, Saúde, Educação e Plataforma Mais Brasil. Nesta etapa, além de Xinguara, serão formados servidores públicos estaduais e municipais de Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Sapucaia e Tucumã.
Segundo o prefeito de Xinguara, Moacir Pires, a iniciativa é benéfica para todas as regiões. “Temos a certeza de que esta qualificação é muito importante para a melhoria de todos os municípios que recebem o curso, assim como para o estado”, ressaltou o gestor municipal.
Os principais objetivos do projeto são descentralizar a formação continuada das áreas básicas e investir na integração entre estado e município na governança pública. Mais de 900 servidores já foram formados pelo projeto, que já realizou cinco edições em Ananindeua, Goianésia do Pará, Breves, Belém e Redenção.
A EGPA iniciou a formação continuada com um webinário, abordando tema voltado à gestão de recursos públicos na educação. Ao todo, 170 funcionários públicos serão capacitados.
O Fórum de Governança Pública por Todo o Pará conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Escola Fazendária, da Secretaria de Estado da Fazenda (Efaz/Sefa); Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA); Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e todas as associações de municípios do Pará.
Tina DeBord- com informações do EGPA