Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Escola Família Agrícola promove seminário para lançar projeto

O Projeto Produção e Educação Agroecológica a partir da EFA de Marabá tem financiamento do Basa e colaboração de diversos parceiros
Continua depois da publicidade

A Escola Família Agrícola (EFA) “Professor Jean Hébette”, por meio do Instituto de Promoção Ecológica e Social (IPÊS), promove, na próxima quinta-feira (21), a partir das 16h, o Seminário de Lançamento do Projeto: Produção e Educação Agroecológica a partir da Escola Família Agrícola de Marabá – Pará (Proefa). O evento acontece em sua sede, localizada no km 23, da Rodovia BR 230 – Transamazônica (sentido Itupiranga), em Marabá.

O projeto foi apresentado em setembro de 2017, no âmbito do edital de patrocínio 2018 do Banco da Amazônia. Após aprovação, passando pela tramitação legal, foi celebrado o contrato 083/2018, que prevê o repasse, pelo banco, de R$ 18 mil, a ser executado de maio a dezembro de 2018, os resultados esperados são: implantação de um biodigestor, a criação de duzentas galinhas caipiras em sistema semi-intensivo visando à produção de ovos e carne e criação de dez mil peixes da espécie tambaqui.

O Proefa tem como bases os aspectos: produtivo e educativo ancorados na Agroecologia e visa a promoção educacional de jovens agricultores, de forma participativa e integrada com as famílias e as comunidades, fundamentada na Pedagogia da Alternância e nos princípios da Educação do Campo. Com a crença de que “é possível produzir conhecimentos e alimentos agroecológicos” a partir das Unidades Produtivas e Educativas (UPEs) da EFA.

Veja também:  Profissionais da Educação declaram estado de greve em Jacundá

O Banco da Amazônia patrocina projetos que difundam a cultura da Amazônia, estejam aliados às políticas públicas e sejam realizados em parceria com os diversos atores sociais, além da valorização aos projetos comprometidos com o desenvolvimento e que respeitem sempre a sustentabilidade econômica, social e ambiental da região amazônica como meio de valorizar a sociedade e promover o desenvolvimento de sua população.

A EFA tem como parceiros a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a quem está vinculada, mas recebe o apoio de outras secretarias. Para suporte técnico e realização das oficinas de capacitação conta com assessoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Na solenidade de abertura está prevista a participação do vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha, e representantes das instituições parceiras. O Seminário encerra com Sarau Junino com apresentações de quadrilhas e expressões artísticas e culturais.

A comunidade escolar da EFA está muito alegre com esse patrocínio, e outros projetos que estão em tramitação visando a consolidação do Proefa nas suas diversas Unidades Produtivas e Educativas (UPEs).

(Fonte: Ipês)

Deixe uma resposta