Escola Paulo Freire realiza projeto “Pai bom de bola, filho na escola”

Objetivo do evento foi alcançado, levar os pais para dentro da escola. Pais e alunos aprovaram a iniciativa

Continua depois da publicidade

Um evento recheado de apresentações culturais e torneio de futsal, com premiação, tudo com o objetivo de homenagear os pais pelo seu dia e uma forma de proporcionar a eles e aos filhos estudantes a prática do futsal de forma recreativa. Assim a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, no bairro Palmares Sul, realizou na manhã deste sábado, 25, o II Torneio de Futsal de Pais, ato incluso no projeto “Pai bom de bola, filho bom na escola”.

Esta é a segunda edição do evento que, mais uma vez, teve como objetivo proporcionar a interação entre família e escola através de ações de cunho desportivo, valorizando a participação familiar no processo de escolarização dos estudantes, proporcionando aos pais dos estudantes momentos de ludicidade e a valorização do vínculo familiar através da prática esportiva, além de homenagear os pais dos estudantes de maneira a valorizar o vínculo afetivo entre pais e filhos.

“O evento se faz necessário para reunir a família e assim trazê-los para perto e compartilhar a responsabilidade do ensino”, explicou Joab Barbosa, diretor da Escola Municipal Paulo Freire, dando por positiva a resposta dos pais nas duas edições do evento.

Além de diversos pais presentes, foi escolhido um para representar a todos. Trata-se de Edinaldo Castro Moura, pai de estudante. Ele qualifica a presença dos pais na escola como essencial e diz dar sempre o exemplo comparecendo em reuniões e outros atos propostos pela escola. “Preciso conhecer quem convive com meus filhos e saber o que a eles é ensinado além do material didático”, explica Edinaldo.

O evento também foi aprovado pelos estudantes. Uma delas é Leinad Aicran, 10 anos de idade, que disse achar de grande valia a presença dos pais na escola, pois, assim, eles podem entender melhor a didática do ensino. “Grande oportunidade de conviver também com nossos professores e de nos auxiliar no dia a dia tanto no ambiente escolar ou fora dele”, avaliou Leinad.

O II Torneio de Futsal de Pais contou como apoio da Semel – Secretaria Municipal de Esportes, que além desta programação realiza naquele bairro o Projeto Educando Pelo Esporte atendendo, com as modalidades futsal e futebol, cerca de 250 estudantes de 8 a 17 anos de idade nas duas escolas existentes naquele bairro: Paulo Freire e João Evangelista.