A campeã do Ideb entre as escolas públicas, tanto nos anos iniciais quanto finais do ensino fundamental, no sudeste do Pará, é de Parauapebas e tem nome de poetisa ilustre. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cecília Meireles tirou nota 6,6 nos anos iniciais e 5,6 nos anos finais e deixou para trás escolas tradicionais e famosas de municípios como Marabá, Paragominas, Tucuruí e Redenção.
A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que recortou o principal índice da educação brasileira para as escolas dos 39 municípios que compõem a mesorregião do sudeste paraense. A Cecília Meireles, unidade educacional das mais tradicionais de Parauapebas, localizada no Bairro União, região central da cidade, tinha 726 alunos matriculados quando a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi aplicada em 2021. Do Saeb, vale lembrar, são extraídos os indicadores básicos para elaborar o Ideb.
Para além da aprendizagem na sala de aula, o segredo das boas notas no Ideb da Cecília tem a ver com a situação do aluno fora da escola. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), 87% dos pais dos alunos da escola incentivam os filhos a fazerem as tarefas da escola e 96% conversam frequentemente ou de vez em quando com eles sobre o que se passa na escola. Fora da escola, 88% dos estudantes dizem que não trabalham, o que, se fosse o contrário, certamente impactaria na nota e faria o Ideb diminuir.
Anos iniciais
O Blog preparou a lista com as 12 melhores escolas do sudeste do Pará no Ideb, todas elas com nota acima de 6. Apesar do bom desempenho da representante de Parauapebas, é bom salientar que na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica são levadas em consideração as notas nas provas do Saeb e as taxas de rendimento. Muito mais que as notas nas provas, as escolas de Parauapebas ― e o município em geral ― sempre se posicionam entre as melhores da região, por vezes alcançando a liderança, muito devido à performance das taxas de aprovação.
No confronto direto de notas dos alunos nas provas, a situação muda. Nesse critério, por exemplo, as melhores escolas do sudeste do Pará são de Dom Eliseu, Rondon do Pará e Ulianópolis, onde os estudantes até o 5º ano do ensino fundamental sabem, em média, bem mais de matemática que os de Parauapebas. Em língua portuguesa, os estudantes do mesmo ano do Cecília superaram os de outros estabelecimentos de ensino público da região.
No Pará, as melhores escolas públicas para os anos municipais são a EMEF Santana, em Santarém, com Ideb 8,2, e a EMEF Dom Pedro I, em Porto de Moz, com Ideb 7,2. Outras sete escolas paraenses têm Ideb maior que a EMEF Cecília Meireles, em Parauapebas.
Confira as escolas públicas municipais do sudeste do Pará com os maiores Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental:
Anos finais
Ao todo, 13 escolas do sudeste paraense pontuaram acima de 5 no Ideb nos anos finais do ensino fundamental, estando a Cecília Meireles na liderança, com 5,6. Ela bate a tradicional Escola Anísio Teixeira, em Marabá, que tirou 5,4 e a qual é considerada uma das melhores e mais organizadas escolas públicas da região.
Nesta categoria, Parauapebas é destaque por emplacar cinco das 13 escolas mais bem posicionadas do sudeste paraense. Marabá emplaca outras três escolas no ranking e há representantes de Xinguara, Dom Eliseu, São Geraldo do Araguaia, Redenção e Ulianópolis, sendo uma de cada cidade.
Além da Cecília, vale destacar a presença de mais quatro unidades educacionais de Parauapebas no seleto grupo das melhores, sendo Paulo Fonteles e Eduardo Angelim em 3º lugar, com 5,3; e Plácido de Castro e Dorothy Stang em 5º, com Ideb 5,1, empatadas com a famosa Escola Rio Tocantins, de Marabá, e estabelecimentos de Redenção e Ulianópolis.
Em matemática, as melhores escolas não são de Parauapebas: são a EMEF Maria de Nazaré, de Dom Eliseu, e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Alto Araguaia, de Xinguara. A mesma escola de Xinguara é líder em proficiência de português, com os melhores alunos da região.
No Pará, o Colégio Militar de Belém, escola pública federal da capital, tem o maior Ideb para os anos finais, com nota 7,5. Na sequência, aparecem a EMEF Dom Pedro I (6,8), em Porto de Moz; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Raimundo Nonato (6,4), em Santarém; a EMEF Marechal Rondon (6,1), em Itaituba; e outras três escolas situadas em Ananindeua, Benevides e Novo Progresso.
Confira as escolas públicas municipais do sudeste do Pará com os maiores Ideb nos anos finais do ensino fundamental:
1 comentário em “Escola pública de Parauapebas lidera Ideb dos anos iniciais e finais no sudeste do Pará”
Parabéns pela belíssima reportagem sobre a valorização da nossa Cecília!!! Isso é fruto de toda uma história de trabalho em equipe!!!