Na manhã de segunda-feira (11), membros da Associação das Pessoas com Deficiência Física de Parauapebas (APDFIP) estiveram na Secretaria de Esportes do município para realizarem inscrição na Corrida e na Caminhada de São Sebastião, eventos esportivos que fazem parte da programação do festejo em celebração ao padroeiro de Parauapebas.
Para o portador de deficiência física, Geová Rodrigues Botelho, de 32 anos, participar da corrida é uma grande satisfação para ele, já que a deficiência não é empecilho para a prática do esporte. “Esse é o segundo ano que participo da corrida, até porque a inclusão nesse evento é algo muito novo. Faço questão de mostrar pra mim mesmo que eu posso ir muito além”, destaca, acrescentando que em 2015 conseguiu uma boa colocação.
De acordo com Geová, a Associação das Pessoas com Deficiência Física de Parauapebas tem lutado sempre pela inclusão trabalhista, esportiva e social. “A associação tem dois anos de fundação e vem, nesse período, conseguindo cada vez mais espaço na luta pelos direitos da pessoa com deficiência”, disse.
José Monteiro, de 43 anos, também sentiu-se motivado para participar da programação esportiva em comemoração ao padroeiro da cidade. Diferente de Geová, ele prefere a caminhada porque ela exige menos do participante. “Quero algo mais light, afinal, é a primeira vez que vou participar. Não quero exigir muito do meu corpo”, declara o cadeirante, completando que, além da caminhada, é também praticante de basquetebol e handebol.
Eles aproveitaram ainda para convidar os cadeirantes da cidade para participar da programação. “Temos algumas dificuldades é claro, mas nada que nos impeça de fazer tantas coisas legais. Somos multiplicadores e incentivadores de práticas que fazem bem ao nosso corpo, à nossa saúde, à nossa mente”, finaliza Geová.
1 comentário em “Esporte: membros da Associação das Pessoas com Deficiência Física de Parauapebas reforçam importância da inclusão”
Andando pelas calçadas das ruas Sol Poente e Marabá, parece que ninguém se preocupou com os cadeirantes umas vez que para andar a pé precisa ter muito cuidado devido ao desnível das calçadas.