Estado discute apoio a projetos que favoreçam o desenvolvimento do turismo em Parauapebas

Autoridades debateram a possibilidade da criação de um Distrito Turístico no município, uma área destinada exclusivamente à instalação de equipamentos de lazer e de apoio a essas atividades

Continua depois da publicidade

Fomentar o desenvolvimento econômico do estado, favorecendo a imagem do Pará como destino turístico no contexto nacional e internacional foi o que motivou o Governo do Pará a iniciar uma série de agendas de trabalho no município de Parauapebas, sudeste do estado, neste fim de semana. 

O objetivo principal dos compromissos técnicos e institucionais, realizados pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, e pelo titular da secretaria de Estado de Turismo (Setur), André Dias, foi discutir iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor no município, em conjunto com o prefeito Darci Lermen, e em parceria com a iniciativa privada. As agendas contaram com a participação do empresário Alain Baldacci, proprietário do parque aquático Wet’n Wild, considerado um dos maiores do Brasil. 

As discussões, iniciadas com uma reunião técnica na sede da prefeitura, no último sábado (5), trataram da necessidade da elaboração de uma política pública voltada para o segmento turístico em Parauapebas, sobretudo na área do turismo de aventura, que tem alto potencial na região, prevendo, por exemplo, a criação de parques temáticos que ajudem a atrair mais turistas e a movimentar a economia local.

De forma estratégica, as discussões também apontaram para a possibilidade da criação de um Distrito Turístico no município, uma área destinada exclusivamente à instalação de equipamentos de lazer e de apoio a essas atividades. 

“Nós pudemos conhecemos melhor as diversas potencialidades turísticas aqui de Parauapebas. Eu acredito que o município tem tudo para despontar nesse ramo turístico e o que vimos aqui foi surpreendente, por isso saímos daqui com a certeza de que Parauapebas, em um futuro próximo, vai se destacar na área do turismo aqui no nosso Estado”, afirmou o adjunto da Sedeme, Carlos Ledo. 

De acordo com o titular da Setur, André Dias, o estado está pronto para oferecer todo o apoio para que a cadeia do turismo de desenvolva na região. “Por determinação do governador Helder Barbalho, viemos a Parauapebas para conhecer mais sobre as potencialidades do município no turismo, incluindo as principais iniciativas da prefeitura para fomentar essa cadeia econômica, realizando visitas técnicas como a que nos trouxe hoje ao Complexo da Floresta Nacional de Carajás”, disse.

Ainda segundo o secretário de Turismo, a instalação de equipamentos turísticos na região tem grande potencial de dinamizar ainda mais a economia de Parauapebas. “Essa dinamização tem um grande potencial de trazer mais turistas e com isso gerar emprego e renda, por isso o governo do Estado está aqui para apoiar a ação, para que esse município que já tem uma ampla rede hoteleira possa se desenvolver ainda mais na cidade, que já tem uma ampla rede hoteleira e outros atrativos que o turista já pode visitar”, concluiu. 

Visitas técnicas

O grupo, que também foi integrado por secretários municipais e técnicos da Prefeitura, realizou visitas a obras em andamento, como a construção de uma praça em frente à sede do poder municipal, como parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap); à construção do Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa); e, por fim, à Floresta Nacional de Carajás, uma unidade de conservação de aproximadamente 500 mil hectares, mantida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).

Investimentos

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, afirmou já existem grandes projetos em andamento no município, os quais certamente contarão com o apoio da gestão estadual. 

“Já temos grandes projetos voltados para o turismo em desenvolvimento hoje, como a implantação de parques temáticos, ecoresorts, e agora estamos vislumbrando outros investimentos, como de um parque aquático, sendo que o nosso trabalho agora é fazer um masterplan que contemple esses investimentos. E o Governo do Estado, que sempre esteve presente nos grandes momentos do nosso município, está demonstrando que não vai ser diferente agora, tanto que o governo enviou dois secretários para que participassem dessa agendas conosco, e isso mostra realmente apoio do Estado a essas iniciativas”, disse.

Fonte: Agência Pará

1 comentário em “Estado discute apoio a projetos que favoreçam o desenvolvimento do turismo em Parauapebas

  1. Reinaldo Responder

    As vantagens de termos políticos (Darci) de outras regiões do país em nossos municípios é essa visão de empreendedores, de valorizar os serviços públicos e as infraestruturas da cidade, diferente de Marabá. Sanguessuga por todo o parlamento.

Deixe seu comentário

Posts relacionados