Durante a audiência pública que debateu a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará (UESSPA), uma notícia importante foi divulgada: o governo do estado já dispõe de uma área na altura do km 5 da BR-230 (Transamazônica), sentido Marabá/Itupiranga, que pode servir de sede para a nova instituição.
A informação foi repassada pelo secretário de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto. “Estamos com o georreferenciamento pronto e já tramita no Iterpa o processo para que oito hectares dessa área sejam para o campus da Universidade do Sul e Sudeste do Pará,” afirmou o secretário.
Ficou definido, ao final da audiência pública, que a comissão formada inicialmente por servidores da Universidade do Estado do Pará (UEPA) deve encaminhar uma minuta e um projeto para a criação da nova instituição ao governo do estado até o final do ano.
A indicação (nº 91/2023) para a criação da UESSPA é de autoria do deputado Dirceu ten Caten (PT), que presidiu o encontro. Segundo o parlamentar, a grande extensão territorial, a diversidade étnica e a densidade populacional do Pará demandam a criação de uma nova universidade, porque isso facilitaria a logística, o financiamento, o respeito à cultura e aos modos de produção de cada região do estado.
Além da UESSPA, também é intenção do governo do Pará a criação de uma universidade no oeste paraense, com sede em Santarém, para atender a região, segundo afirmou o próprio governador Helder Barbalho em visita a Marabá no último dia 4. As duas instituições devem nascer a partir do desmembramento da UEPA.