A proposta de estadualização da estrada vicinal, conhecida por Estrada do Posto 70, que liga o município de Xinguara ao de Canaã dos Carajás foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O trecho de 45 quilômetros é apontado como principal entrave para o desenvolvimento regional.
O projeto de indicação do 1º vice-presidente da Casa, o deputado Fernando Coimbra (PSD), entrou em pauta na última quarta-feira (12), apesar de parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma vez que estadualização de estrada é uma prerrogativa do Poder Executivo. Apesar disso, os argumentos do parlamentar com os da base aliada e da oposição geraram consenso em torno do projeto, que foi transformado em indicação e aprovado na quarta-feira.
Com a aprovação, o Poder Executivo deve agora analisar e enviar a proposta à Alepa como projeto de lei. Durante a defesa do projeto, o deputado Fernando Coimbra lembrou das dificuldades dos moradores da região para se deslocar entre Xinguara e Canaã dos Carajás. “O que seria feito em 42 quilômetros é estendido a uma média de 150 quilômetros, pois quem sai de Xinguara tem que desviar o caminho por Curionópolis e Parauapebas para chegar em Canaã. E de Xinguara ou Canaã para os municípios polos aumenta mais ainda essa distância.
Em janeiro deste ano, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca) liderou um movimento para reunir 20 mil assinaturas da comunidade a fim de encaminhar o documento à Alepa, visando à sensibilização dos deputados e do Governo do Estado para que a estadualização fosse aprovada.
Na época da mobilização, o presidente da Aciacca, Anderson Mendes do Reis, relatou que motoristas de carga, por exemplo, são obrigados a dirigir por pelo menos 240 quilômetros a mais para chegar a Canaã Carajás. E que as duas regiões – do Carajás e do Araguaia – têm grande potencial produtivo. “A estadualização representa também importante conquista para os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas”, disse.
2 comentários em “Estadualização de estrada vicinal entre Xinguara e Canaã dos Carajás é aprovada pela Alepa”
Parabéns ao Governador Jatene que aceitou o desafio de viabilizar a estadualização e consequentemente o asfaltamento dessa importante estrada que vai melhorar bastante a vida dos munícipes de Canaã dos Carajás, Parauapebas e região. O que não vale é esse sujeito Anderson da ACIACA mais conhecido como o rei das licitações do governo Jeová querer ser o pai da criança. Quem realmente entregou o projeto para o Deputado Estadual Fernando Coimbra foi o Sr. Anuar Alves enquanto gestor do município. Só pra lembrar. Fica o registro.
U F A !!!! ATÉ QUE ENFIM!!! OXALÁ NÃO SEJA SUGESTA! A ANOS ESPERAMOS POR ESTA OBRA . PARABENS!!!