A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, criou o Programa AEB Escola, que tem como objetivo principal levar a temática espacial para as salas de aula de milhares de escolas brasileiras. Neste contexto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) constitui instrumento singular. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Em maio de 2012 cerca de 800 mil alunos, distribuídos por 10.000 escolas de todos os estados do Brasil, participaram da prova da XV OBA.
Indhyara Dhânddara Costa Souza, aluna do 2º ano do Ensino Médio do COLÉGIO CONEXÃO, em Parauapebas, conquistou vaga entre as 50 melhores notas do Brasil e a 2ª melhor do Estado do Pará, recebendo como premiação, além de medalha de prata, o direito de participar da VIII JORNADA ESPACIAL, que ocorrerá entre os dias 18 e 24 novembro. Nela os 50 alunos com os melhores desempenhos nas questões de Astronáutica da XV OBA irão à São José dos Campos, SP, acompanhados dos seus respectivos professores, onde conhecerão o polo de tecnologia aeroespacial de São José dos Campos e interagirão com os pesquisadores e técnicos que nele atuam.
Indhyara Dhânddara e seu professor de Física, Mayk Williams, terão a oportunidade de conhecer o polo aeroespacial brasileiro por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e Inpe. Dentre as palestras encontram-se a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e as de especialistas do Inpe, Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e AEB. Nas palestras são abordadas as temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Os participantes da Jornada Espacial visitarão as instalações da TV Vanguarda, onde aprendem como se dá o processo de transmissão de TV via satélite, como também o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Centro de Visitantes, ambos no Inpe. No Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) a Lua e alguns planetas são visitados, numa noite inesquecível. Conhecer o famoso ITA constitui um marco para os jovens participantes da Jornada Espacial. Interpretação de imagens de satélites e a construção e lançamento de foguetes construídos com garrafas PET são algumas das oficinas desenvolvidas na Jornada. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) são apresentados os vários foguetes de sondagem nacionais, além da maquete em tamanho real do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).
A marcante conquista se deve ao empenho da aluna Indhyara, de seu professor Mayk Williams e de toda a equipe do Colégio Conexão, que vêm construindo o conhecimento de nossos filhos.
Parabéns à todos os envolvidos nessa conquista que resultou nessa importante vitória para nossa cidade!
7 comentários em “Estudante parauapebense se destaca na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”
Parabéns Indhyara, continue sempre buscando o conhecimento e que seja sempre inspirada e abençoada por Deus, seja um exemplo principalmente pra juventude e o orgulho pra todos nós. Sucesso.
pense numa gata inteligente…….é uma pessoa maravilhosa
paarabéns a sua mamis, q com força e coragem,batalhou pelo futuro da sua filha, q hoje se tornou uma grande mulher.OPS uma garotinha …..
Parabéns a ambos aluna e professor, pois a vitória foi dos dois com a benção de Deus.
Parabéns Indhyara, continue firme que o céu é o limite. Na minha cidade, também uma jovem como você já ganhou medalhas de bronze (2011) e depois de ouro (2012) na olimpíadas de Matemática. Isso mostra que ainda temos jovens peocupadas em estudar para brilharem mais no futuro.
olhe flavia eu conheço apenas a mãe dela uma jovem senhora que tem muito a nos ensinar, inclusive bons modos pra se criar uma filha, ela é muito atenciosa com a filha, carinhosa, conheço um pouco de perto essa dupla mãe e filha, são pessoas do bem que merecem todo nosso respeito. quero dar os parabéns do fundo do meu coração, não apenas pra indy mas também pra sua mãe Nubetania Mattos, minha amiga que eu aprendi a gostar muito.
Carlos Refribom
Para um estado que foi classificado com o pior IDEB do país, este fato serve de alento e incentivo àqueles que querem melhorar a qualidade de nossa “educação”! Parabéns, Indhy!!
Essa sim é uma noticia que vale a pena ser comentada…
Parabens a jovem e aos pais tbm!!