A partir da próxima segunda-feira (20), os alunos das turmas de alfabetização da rede pública de ensino de Canaã dos Carajás terão à disposição 14 assistentes educacionais. Os profissionais atuam no município pelo programa Mais Alfabetização, do Governo Federal, que chega ao município com o objetivo de acelerar o processo de alfabetização de milhares de crianças do primeiro e segundo ano da rede municipal. As assistentes têm a missão de dar apoio pedagógico aos alunos e trabalharão em todas as escolas das zonas urbana e rural.
O treinamento aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (17), no Centro de Formação de Profissionais da Educação do município. “Isso vem para somar na educação de Canaã. São estratégias de apoio à sala de aula e tenho certeza que este será um trabalho de destaque. Alunos de primeiro e segundo terão uma melhor base e melhores índices no futuro”, destacou Erika Nayanna, responsável pela capacitação. A previsão é, que ainda nas próximas semanas, o número de assistentes de alfabetização de subir de 14 para 17.
Merenda escolar
A Secretaria Municipal de Educação, atendendo a recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de priorização de alimentos regionais na merenda escolar, vai inserir, a partir de setembro, o filé de tilápia na refeição dos alunos da rede pública. A mudança também garante variedade à alimentação e é uma opção reconhecidamente saudável.
Para iniciar essa mudança, cerca de 100 agentes culinárias (merendeiras) estão passando por treinamento sobre o corte e o trato do filé de peixe, que está sendo realizado no Centro de Formação de Profissionais da Educação.
Além do manuseio e preparo correto, as merendeiras também estão aprendendo técnicas para evitar o desperdício. Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação também entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como avental e botas antiderrapantes, para as profissionais.