O estudo realizado por uma empresa de São Paulo, para concessão da rodovia federal BR-163 entre as cidades de Sinop (MT) e Porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, foi aprovado pelo Ministério dos Transportes. Ao todo serão 976 quilômetros, que receberão investimento de aproximadamente 6,6 bilhões.
O documento será um norte para o governo e auxiliará nos processos burocráticos e técnicos relativos. Apesar de não ter sido divulgado, no relatório do estudo deve constar pontos como demanda relacionada às contagens de tráfego volumétricas e classificatórias, pesquisas de origem e destino e preferência declarada e projeção da demanda.
Também foram levantados dados referentes à situação atual dos trechos, obras de recuperação requeridas e custos associados, obras de ampliação de capacidade e melhorias requeridas e custos associados, programas de manutenção e conservação e custos associados, programas de monitoração e custos associados.
Há previsão de que aproximadamente 60% do trecho total seja pavimentado. A extensão compreende o entroncamento da MT-220 – Sinop – ao entroncamento com a BR-230 – no Pará. E de lá ao porto de Miritituba. Pontes de concreto serão construídas. O cronograma apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não foi cumprido.
A empresa que vencer a licitação, que deve sair em breve, ficará responsável por administrar o trecho por 30 anos. O objetivo é possibilitar a agilidade no escoamento de produtos da região.
A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) acredita que a safra 2014/2015 seja 3,5 milhões a mais que as toneladas produzidas na safra passada. Este ano é aguardado a produção de 51,202 milhões de toneladas.