Está presa na Delegacia Geral da Polícia Civil, em Belém, a ex-procuradora do município de Tucuruí, Gláucia Rodrigues Brasil Oliveira. A advogada é acusada de envolvimento em uma série de prática ilegais em Tucuruí e região. Galucia foi presa na tarde desta segunda-feira em Belém.
A prisão da ex-procuradora faz parte da Operação Patrono, deflagrada nesta segunda-feira (11) pela Polícia Civil do Estado do Pará, em conjunto com a 15ª Seccional Urbana de Polícia de Tucuruí, Superintendência Regional do Lago de Tucuruí e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, para apurar uma série de crimes praticados em diversos municípios do Sudeste do Pará, entre eles Tucuruí, Novo Repartimento e Pacajá.
Glaucia Brasil teve a prisão preventiva decretada pelo Juiz de Direito titular da Vara Criminal da Comarca de Tucuruí, Leonardo Frota de Vasconcelos e é investigada por participar de ações ilícitas como corrupção passiva, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, apropriação indébita, receptação de veículos, falsidade ideológica, constituição de milícia privada, entre outros crimes descobertos pela Polícia.
O delegado Claudio Galeno preside o inquérito que investiga a ex-PGM de Tucuruí. Gláucia chegou a ser detida em 30 de agosto quando agrediu verbal e fisicamente a equipe do Sistema Floresta de Comunicação, afiliada do SBT em Tucuruí. Na época, ela era a procuradora do município de Tucuruí e atuava na defesa da mãe do então prefeito Artur Brito, conhecida como Josenilde Silva Brito, acusada de ser a mandante do assassinato do prefeito Jones William. A advogada recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a delegacia para prestar depoimento.
Na última sexta-feira (8/12) o Ministério Público Militar já havia dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra o Major PM Leonardo, que é esposo de Gláucia. Ele e ela são acusados de constituir milícias para, pelo menos em três oportunidades, retirar posseiros de áreas rurais no município de Pacajá e região usando mandados de reintegração de posse falsos para justificar os despejos, recebendo, em troca, remuneração financeira dos supostos proprietários das áreas invadidas.
Gláucia ainda é acusada de chefiar um esquema de clonagem e adulteração de chassis de veículos roubados ou furtados na região. Este crime vem sendo investigado pela Polícia Civil há meses, já que em uma operação realizada há cinco meses para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Tucuruí houve a apreensão de três veículos, que posteriormente ficou constatado que Gláucia era a responsável do grupo para efetuar o repasse desses veículos clonados para terceiros.
Gláucia está sendo ouvida na Delegacia Geral, em Belém. Acompanham o depoimento dela alguns advogados da Comissão de Prerrogativas da OAB-PA. A investigada será conduzida para o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves – CRECAN, em Santa Isabel do Pará. Antes, porém, deverá passar pelo Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves para fazer exame de corpo de delito. Gláucia deverá participar de uma audiência de custódia a ser realizada nesta terça-feira, provavelmente na Comarca de Belém.
1 comentário em “Ex-procuradora de Tucuruí é presa durante Operação da Polícia Civil no município”
MINHA CIDADE JA FOI BOA EM ALGUNS TEMPOS ATRÁS , AGORA SÓ O QUE VEMOS É CORRUPÇÃO E GANÂNCIA POR PARTE DE ALGUNS POLITICOS . TRISTE