Ex-secretário Executivo é o novo presidente do Compart

Carlos Cezar Vieira foi eleito por consenso para assumir o cargo no lugar de José Milesi, prefeito de Itupiranga

Continua depois da publicidade

O Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (Compart), que agrega os municípios à montante da Hidrelétrica Tucuruí, tem novo presidente. Eleito por consenso entre os sete integrantes da entidade, Carlos Cezar Vieira, ex-secretário Executivo, tem a missão de comandar o relacionamento entre gestores e Eletronorte.

Ao se desincompatibilizar do cargo de presidente do Compart, o prefeito José Milesi, de Itupiranga, agradeceu aos gestores e equipe da entidade. “Quero agradecer pela confiança que cada um teve comigo à frente do consórcio e vamos continuar lutando. O trabalho vai continuar com o nosso companheiro Carlinhos”. Os demais prefeitos também pretendem concorrer à reeleição e por isso não concorreram ao cargo.

“É um grande desafio, é a primeira vez que isso acontece na história do Compart, de um presidente não estar exercendo mandato eletivo. É mais um compromisso para colaborar com os municípios. E a missão é a liberação dos recursos junto à Eletronorte para que possamos atender, nesse primeiro momento, à grande demanda na área de saúde”, destaca Carlos Cézar, o “Carlinhos”, após assumir a presidência da entidade.

Ele afirmou à Reportagem que continuará a construção de relacionamento entre os municípios e a estatal Eletronorte. “Infelizmente, tem sido desgastada, pois a Eletronorte se afastou dos municípios e o diálogo com os gestores ficou interrompido”, disse. Segundo ele, novas conversas estão em andamento, principalmente em torno da compensação ambiental. “Tanto o Governo do Estado quanto a Eletronorte entendem a importância dessa discussão”.

Os recursos oriundos da compensação ambiental envolvem um montante superior a R$ 143 milhões referentes ao Pirtuc (à montante) e Pirjus (à jusante). Rateados, daria cerca de R$ 11 milhões para cada município. “Em reunião ficou decidida a divisão igual para os municípios”, informou Carlinhos.

Também em reunião com gestores, Ministério Público, Eletronorte e entidades envolvidas no combate a pandemia do novo coronavírus ficou acertado que 100% desses recursos têm como destino o fortalecimento do sistema de saúde. “A prevenção e combate à pandemia ficaria com 90% e 10% será destino a construção e montagem de um centro de hemodiálise regional”, afirmou o novo presidente do Compart.

Carlinhos destaca que a atual gestão do Consórcio conquistou a elevação dos royalties, em média, de 29% sobre os repasses aos municípios, por meio da compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos (CFURH), estabelecida pela Aneel.

“Além disso, conseguiu duas unidades de básicas de saúde fluviais para atender os municípios à montante da hidrelétrica. Uma está em funcionamento em Itupiranga e a outra vem para Tucuruí e será entregue em breve. Elas são equipadas com om consultório médico e odontológico, dentre outras áreas”, detalhou.

(Antonio Barroso)

Deixe seu comentário

Posts relacionados