Um fato inusitado e que merece ser apurado aconteceu ontem (18) no interior do município de São Felix do Xingu, no sudeste do Pará. Durante uma ação fiscal que estava sendo realizada por auditores fiscais do trabalho no município, a equipe foi se deparou com um veículo com seis trabalhadores, sendo informado pelos mesmos que haviam acabado de ser agredidos, ameaçados e expulsos de uma fazenda onde trabalhavam, alegando que quem os expulsou teriam sido sete homens encapuzados, possivelmente pistoleiros, portando armas de fogo longas, calibres 12 e 44. A equipe fiscalizadora era composta de Policiais Rodoviários Federais, dois Auditores Fiscais do Trabalho e um membro do Ministério Público do Trabalho.
Tendo conhecimento dessa situação, parte do grupo conduziu os trabalhadores à Vila Central para resguardar sua segurança. A outra parte se dirigiu à outra fazenda, também alvo da atual ação fiscal. A equipe de fiscalização constatou que a casa onde os trabalhadores estavam alojados estava toda revirada, decidindo então, tentar encontrar a sede da Fazenda.
No percurso a equipe interceptou uma caminhonete que supostamente poderia ser a utilizada pelos pistoleiros que expulsaram os trabalhadores. Ao chegar próximo do local, por iniciativa dos pistoleiros, iniciou-se uma troca de tiros com os agentes da Polícia Rodoviária Federal, terminando com os pistoleiros empreendendo fuga pelo mato, abandonando a caminhonete que conduziam.
No veículo, posteriormente apreendido pela equipe, foram encontrados documentos, armamento, munição, GPS, rádio e uma elevada quantidade de dinheiro. Felizmente não houve feridos no confronto.
Informações colhidas junto à Polícia Civil do Sul do Pará, em Redenção, dão conta que a Polícia Federal de Redenção investigará o caso.