A 36ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) abre na noite desta quarta-feira, dia 14, com várias mudanças e um problema interno que dividiu os pecuaristas: um racha na diretoria que levou o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (STRM) Antonio Vieira Caetano, o Neném do Manelão, a pedir o desligamento da entidade na véspera da cavalgada, que aconteceu no último sábado, 10, com poucos participantes em relação aos anos anteriores.
As mudanças iniciais na realização de uma das maiores exposições do gênero no Pará mostraram que os organizadores pretendem reacender a chama do evento, que viu o público despencar nos últimos anos.
O principal anúncio foi a abertura dos portões sem a cobrança de ingresso durante todos os dias. Outra mudança foi a diminuição do número de dias da Exposição Agropecuária, de 9 para 5 dias apenas. Estava ficando monótona do meio para o fim.
Também foi anunciado o retorno do parque de diversões para atrair crianças e adolescentes e, claro, a família marabaense.
A direção do Sindicato dos Produtores Rurais ficou fragilizada mesmo antes de começar a Expoama deste ano. Na última sexta-feira, dia 9, o então vice-presidente Neném do Manelão divulgou uma carta de renúncia que abalou a direção do STRM.
Veja o que ele alegou:
Venho por meio desta, de forma respeitosa, formalizar minha renúncia ao cargo de vice-presidente junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, com efeito imediato.
Minha decisão se baseia em motivos de ordem pessoal, bem como divergência com a atual gestão do sindicato. Acredito que, no momento, o desligamento é a melhor decisão para os meus interesses pessoais.
Agradeço por todo o suporte oferecido durante o período em que estive como vice-presidente, e desejo que o sindicato continue seu trabalho em prol dos produtores rurais.
Peço que minha solicitação seja processada o mais breve possível e que seja confirmada por escrito a efetivação do meu desligamento. Sem mais para o momento, coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.”
No dia seguinte, sábado, aconteceu a Cavalgada, com mais de 10 quilômetros de trajeto dentro da área urbana de Marabá até a sede do Parque de Exposições Agropecuárias, ao lado do Distrito Industrial de Marabá. O número de participantes não chegou nem perto ao das edições anteriores. A filha de Neném do Manelão chegou a gravar um vídeo falando do rompimento, mas não entrou em detalhes sobre a verdadeira causa da saída de seu pai da diretoria do Sindicato.
Não é a primeira vez que ele deixa a gestão do Sindicato. Em 11 de fevereiro de 2019, Neném do Manelão renunciou à Presidência do Sindicato, assumindo o vice da época, que é o atual presidente, Ricardo Guimarães.
Nesta terça-feira, 13, o Sindicato dos Produtores Rurais, por meio do próprio Ricardo Guimarães, emitiu uma nota à Imprensa convidando para a abertura da Exposição Agropecuária na noite desta quarta, mas ao mesmo tempo informa que o governador Helder Barbalho prestigiará o evento na noite de sexta-feira, dia 16.
Mas a nota não fala nada sobre a renúncia de Neném do Manelão e nem dos impactos da decisão na continuidade do evento.